Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é ação pioneira no país

publicada em 09 de setembro de 2009, às 16h26

 

Em setembro e outubro, mais de 1500 atrações em 474 municípios celebrarão o patrimônio cultural de Minas

Um dos maiores eventos culturais já promovido no Estado, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural tem sua primeira edição este ano. A ação é fomentada pela Secretaria de Estado de Cultura e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e promoverá mais de 1500 atrações, dentre seminários, apresentações de grupos de cultura popular, festivais de arte e gastronomia, exposições, visitas guiadas, educação patrimonial, oficinas e gincanas culturais.

A ação, pioneira no país, reúne 594 instituições e um total de mais de 1500 ações em 474 municípios. A Jornada irá se realizar no mês de setembro e será estendida também ao mês de outubro.

Uma das grandes características da Jornada é a criatividade e diversidade das ações.

O projeto teve como inspiração a experiência francesa das Journées du Patrimoine e tem a chancela do Ano da França no Brasil. O secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant, aposta na continuidade da proposta nos próximos anos, estendendo-se aos 853 municípios mineiros. “Celebrar e festejar o patrimônio cultural de Minas, um dos mais representativos do país, é o principal objetivo da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que, nessa primeira edição, terá como tema a visão consolidada por Aloísio Magalhães de que ‘a comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio!’”, ressalta.

Durante a Jornada, algumas propriedades que normalmente permanecem fechadas à visitação pública, estarão acessíveis ao público como parte do projeto Patrimônio de Portas Abertas.

O público pode conferir a programação no site da Jornada Mineira do Patrimônio, que será atualizado com notícias à medida que o evento se realiza.

Todos os eventos foram organizados pelos municípios, instituições e agentes culturais inscritos

Conheça mais um pouco de algumas dentre as várias atrações:
Retalhos da Memória
Costurando a História de Alagoa – Realização de oficina para trabalhar a autoestima do público da melhor idade, valorizando lembranças individuais. Será construída uma colcha de retalhos, cujos fragmentos costurados serão uma releitura da história do município.Data: 13/9/2009 – Município de Alagoa

II Encontro de Preservação Ferroviária
Evento voltado para a discussão sobre o processo de preservação do patrimônio cultural ferroviário na região de Araguari. Realização de seminário, exposição de uma instalação artística com a temática ferroviária e apresentações artísticas de grupos locais nos intervalos dos trabalhosData: 18/9/2009 – Município de Araguari

City Tour da Fumec em BH
Passeio turístico mostrando a história de BH a partir de monumentos e edificações históricas – ressaltando a influência francesa – e contemporâneas, voltado para participantes de projetos desenvolvidos pela Faculdade de Ciências Humanas da Fumec com objetivo de sensibilizar o público sobre a importância do patrimônio cultural.Participantes do Projeto Aglomerado da SerraData: 18/09/2009 – Município de Belo Horizonte

2ª Mostra de Cinema do Arquivo Público Mineiro
Mostra de filmes contemplados pelo projeto Digitalização do Acervo em Película do Arquivo Público Mineiro. São 17 rolos de filmes produzidos entre as décadas de 40 e 70 do século 20. Paralelamente, será realizado seminário sobre preservação, conservação e acesso a acervos audiovisuais.Data: 26/09/09 – Município de Belo Horizonte.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin