Tropeirismo é ponto de partida para unificar gestão patrimonial
publicada em 08 de setembro de 2009, às 16h32
Dez estados brasileiros estarão reunidos em Lapa – PR para traçar estratégias de gestão patrimonial a partir das características comuns dos caminhos históricos
Um Brasil que crescia e se desenvolvia no lombo dos animais. Homens seguiam dias e dias, léguas e léguas, para transportar gado e mercadoria, criando trilhas que deram origens a vários caminhos e diversas cidades brasileiras. Uma delas, Lapa, no Paraná, será a sede do Seminário dos Caminhos Históricos e das Tropas no Brasil, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O evento reúne, de 8 a 11 de setembro, cerca de 1,5 mil técnicos do Iphan Nacional e de nove superintendências (BA, GO, MG, MS, PR, RJ, RS, SC e SP) que têm em comum o patrimônio histórico, artístico e cultural gerado ao longo dos caminhos das tropas.
Na programação do seminário estão incluídos temas como o patrimônio natural e a paisagem cultural, com apresentações de trabalhos sobre Roteiros Nacionais de Imigração, itinerário das Missões Jesuíticas, Caminhos do Peabiru, Estrada Real, Caminhos do Nascente e Chapada Diamantina. Os técnicos também debaterão as ações previstas para os caminhos das tropas dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Ainda estão programadas visitas a fazendas históricas e conversas com assentados do Movimento dos Sem Terra – MST.
O diretor do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, Dalmo Vieira Filho, ressalta que “a importância desse encontro é a possibilidade de colocar em contato as várias experiências sobre um mesmo tema, o que otimiza nossas ações, proporcionando uma visão nacional a respeito do assunto. O resultado é uma qualificação geral das intervenções do Iphan, gerando uma estratégia comum de gestão”. Ele explica que, em virtude de estudos e processos de tombamento de áreas relacionadas com o tema caminhos históricos e da portaria que estabelece a chancela da Paisagem Cultural Brasileira, além das novas linhas de trabalho e metodologias sobre itinerários culturais em âmbito nacional e mundial, faz-se necessária a atualização e uniformização dos trabalhos que estão em andamento no Iphan. O Seminário dos Caminhos Históricos e das Tropas no Brasil visa a preservar o patrimônio e fazer com que sua gestão passe a ser compartilhada entre a sociedade e suas entidades, levando-se em conta instrumentos de proteção já existentes e promovendo a integração entre eles.
Serviço:
Seminário dos Caminhos Históricos e das Tropas no Brasil
Data: 8 a 11 de setembro de 2009
Local: Museu Casa Lacerda - Rua XV de Novembro – Lapa – PR
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 3326-6864 / 3414-6187
ascom@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br