Iphan entrega Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
publicada em 09 de outubro de 2009, às 12h31
Os sete vencedores nacionais receberão troféu, certificado e R$ 20 mil por ações de preservação e divulgação do patrimônio cultural e histórico nacional
Alagoas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraíba. São sete pontos diferentes do país que estarão reunidos em Brasília, dia 14 de outubro, para celebrar o que têm em comum: o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Editado anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prêmio valoriza o patrimônio histórico e cultural do Brasil, homenageando empresas, instituições e pessoas que não medem esforços para desenvolver e implantar ações preservacionistas e de educação patrimonial.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987, é constituído de um troféu, um certificado e R$ 20 mil e está dividido em sete categorias: Apoio Institucional e/ou Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial. Os interessados se inscrevem nas superintendências do Iphan em seus estados, sendo que os vencedores dessa primeira etapa são julgados pela Comissão Nacional de Avaliação, que indica os ganhadores de cada uma das categorias.
A entrega do prêmio deste ano será às 20h, na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, com um show da cantora Teresa Cristina, acompanhada do Grupo Semente, do Rio de Janeiro. A festa é aberta ao público, que poderá pegar seu ingresso gratuitamente na bilheteria do Teatro, no dia 14 de outubro, a partir das 12h.
Vencedores da 22ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Categoria Apoio Institucional e/ou Financeiro
Prefeitura Municipal de João Pessoa – Paraíba
Programa Integrado de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pessoa
Categoria Divulgação
Ação Índios On-Line
Ong Thydêwá – Alagoas
www.indiosonline.org.br
Categoria Educação Patrimonial
Tríade-Patrimônio Turismo Educação – Distrito Federal
Circuito Educativo BrasiliAthos.
Categoria Pesquisa e Inventário de Acervos
Nivaldo Vitorino – Mato Grosso do Sul
Em Busca do Acervo Perdido, pesquisa para implantação do Museu de História do Pantanal, em Corumbá - MS
Categoria Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Ministério Público do Estado de Minas Gerais – Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio – Minas Gerais
Projeto de Recuperação de Peças Sacras
Categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
Professor Pedro Ignácio Schmitz – Rio Grande do Sul
Conjunto da obra
Categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial
Mestre Zé de Bibi (José Evangelista de Carvalho) – Pernambuco
Sítio Histórico do Cavalo-Marinho
Saiba mais sobre os projetos vencedores de 2009.
Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898, em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922.
Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação em 1937, quando ainda era chamado Serviço do Patrimônio Hitórico e Artístico Nacional – Sphan. Pouco antes de sua morte, em 1969, ainda prestava depoimentos à imprensa e comparecia a eventos ligados à sua experiência no Sphan. O prêmio foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Seu nome é uma homenagem ao primeiro dirigente da instituição.
Saiba mais sobre o Prêmio Rodrigo Melo Franco Andrade.
Serviço:
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Data: 14 de outubro de 2009
Horário: 20h
Local: Sala Villa-Lobos – Teatro Nacional Claudio Santoro - Setor Cultural Norte - Brasília – DF
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 3326-6864 / 3414-6187
www.iphan.gov.br