Iphan lança livro Modo de fazer Viola-de-Cocho

publicada em 27 de outubro de 2009, às 14h01

 

A obra apresenta o resultado do processo de registro desse saber como patrimônio imaterial brasileiro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai lançar o livro “Modo de Fazer Viola-de-Cocho”, na próxima quinta-feira, 29 de outubro, às 16 horas, na sede do Iphan em Mato Grosso - Rua 7 de Setembro, 390, no centro de Cuiabá.

O livro faz parte da série Dossiês de Bens Registrados do Patrimônio Imaterial, e para este volume foram impressos 3.000 exemplares que serão distribuídos gratuitamente às bibliotecas e universidades públicas, centros culturais e entidades ligadas à cultura, entre outros.

O modo de fazer Viola-de-Cocho foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro em 2004 e inscrito no livro de Registro dos Saberes. A Viola-de-Cocho é um instrumento musical singular quanto à forma e sonoridade, produzido exclusivamente de forma artesanal. Seu nome deve-se à técnica de escavação da caixa de ressonância da viola em uma tora de madeira inteiriça, mesma técnica utilizada na fabricação dos cochos - recipiente em que é depositado o alimento para o gado.

Pontão Viola de Cocho
Em 2008 o Iphan, em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, inaugurou um Pontão de Cultura em Cuiabá-MT para fomentar a expressão de atividades dedicadas à cultura popular mato-grossense e, agora, celebrará convênio para criação de um Ponto de Cultura em Corumbá destinado a trabalhar, principalmente, as questões culturais relativas à Viola de Cocho.

O projeto inclui a criação de um viveiro de mudas das espécies de árvores utilizadas na confecção artesanal da Viola de Cocho. Na sede será montado um estúdio de gravação e oficinas de construção de Viola de Cocho, Cururu e Siriri. Haverá ainda uma unidade móvel para viabilizar as mesmas atividades em municípios do Vale do Cuiabá, Cáceres e Diamantino.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin