Iphan realiza em São Luis e Natal as Oficinas Participativas do PAC Cidades Históricas

publicada em 19 de outubro de 2009, às 14h42

 

As Superintendências do Iphan no Maranhão e no Rio Grande do Norte vão realizar oficinas com o objetivo de consultar a sociedade em geral sobre a definição das prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC nas respectivas capitais. 

Em São Luís, Maranhão, a primeira Oficina Participativa do PAC Cidades Históricas acontece no dia 22 de outubro, em parceria com o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal. 

Em Natal, Rio Grande do Norte, esta será a III Oficina Participativa e acontecerá no próximo dia 23 de outubro. 

Nos dois eventos a sociedade será convidada a debater a definição dos objetivos gerais e específicos do plano de ação em sua cidade, bem como a definição da área de atuação. As discussões públicas são fundamentais, pois garantirão a base de apoio para a proposição das ações e a identificação das prioridades de atuação no território.

O PAC contemplará 173 cidades brasileiras e consolida os investimentos nas cidades históricas na Agenda Social do Governo Federal e fortalece o Sistema Nacional do Patrimônio, iniciativa do Iphan em conjunto com os estados e municípios de todo o país. 

A sociedade, em conjunto com as três esferas do poder público - municipal, estadual e federal -, vai identificar os problemas e potencialidades de suas cidades, definir objetivos e prioridades, considerando o patrimônio cultural como elemento estratégico para o desenvolvimento social. Além disso, os Planos orientam a atuação integrada do poder público com o setor privado e a sociedade civil organizada na gestão destas cidades. 

Serviço:
I Oficina Participativa do Plano de Ação de São Luís
Data:
22 de outubro de 2009 
Horário: das 08h30 às 12h00
Local: Auditório Reis Perdigão - Palácio La Ravardière - Prefeitura Municipal de São Luís

III Oficina Participativa do Plano de Ação das Cidades Históricas em Natal-RN
Data:
23 de outubro de 2009
Horário: às 09h
Local: Auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão - Praça Augusto Severo, s/n, Ribeira.

Mais informações:
Iphan/RN: (84) 3211-6166 e (84) 3221-5966
FUNCARTE (Departamento de Patrimônio Cultural): (84) 3232-4947

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin