Nota - Informações sobre o programa Pró-Capoeira

publicada em 19 de outubro de 2009, às 14h44

 

Os órgãos do Ministério da Cultura envolvidos com as políticas de salvaguarda e incentivo à prática da capoeira têm se surpreendido com o elevado nível de organização da comunidade capoeirística no Brasil e no mundo. A mobilização dos capoeiristas em escala global tem gerado demandas de todos os tipos. Chegam a esses órgãos, diariamente, solicitações de toda ordem: apoio a eventos nacionais e internacionais, publicações, projetos de pesquisa e de divulgação de material histórico e cultural relacionado à capoeira. Em geral, são iniciativas muito importantes e de grande potencial de impacto junto ao público a que se dirigem. Todas são merecedoras de nosso apoio e incentivo.

Tendo em vista, portanto, o elevado grau de organização da comunidade da capoeira, torna-se necessário estabelecer critérios para que seja possível atender às demandas de forma transparente e justa. Com isso, espera-se contemplar os diversos segmentos que compõem a capoeiragem nacional e internacional. Afinal, uma das principais preocupações dos órgãos envolvidos com o fomento à capoeira é a preservação e valorização da diversidade de manifestações da arte-luta brasileira. 

Neste momento, o Ministério da Cultura, por meio de grupo de trabalho interinstitucional, está estruturando as bases do Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira (Pró-Capoeira), com o propósito de elaborar o cadastro nacional de capoeiristas e entidades desse campo, preparar e lançar editais de apoio à capoeira, além de realizar encontros em todo o Brasil. A finalidade desses encontros é formular, de modo participativo, uma ampla e abrangente política pública para a capoeira. Sua proposta contribuirá para a definição das linhas de ação e dos critérios de prioridade desta política. Desde já agradecemos por essa colaboração.

Esperamos continuar contando com sua confiança para o desenvolvimento da capoeira no Brasil e no mundo.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin