Patrimônio Imaterial: escolha pela preservação da cultura popular

publicada em 13 de outubro de 2009, às 15h07

 

Seminário Desafio da diversidade: práticas culturais e o patrimônio imaterial no Brasil

Falar em patrimônio é falar em escolhas sendo que a salvaguarda do patrimônio imaterial propõe o reconhecimento de práticas culturais que diferentes grupos consideram referências de sua identidade. É com essas palavras que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio Grande do Sul (Iphan-RS) explica os objetivos do seminário Desafio da diversidade: práticas culturais e o patrimônio imaterial no Brasil, que acontece nos próximos dias 15 e 16, em Caxias do Sul – RS. De acordo com a superintendente do Iphan-RS, Ana Meira, o evento pretende divulgar conceitos e critérios para orientar uma política de salvaguarda o patrimônio imaterial no Brasil.

Ela destaca que um dos temas mais importantes do seminário é o debate sobre o inventário e o registro do Talian – Marley, um dialeto que foi a primeira língua falada pelos imigrantes italianos no estado. Ana Meira ressalta que o encontro trará resultados positivos para os trabalhos em desenvolvimento no Rio Grande do Sul porque será uma oportunidade de reunir informações sobre experiências nacionais. “Os cuidados com o patrimônio imaterial são diferentes dos processos referentes ao patrimônio arquitetônico e o conhecimento dos registros de outros estados é fundamental para a consolidação do nosso trabalho”, conclui a superintendente.

O seminário Desafio da diversidade: práticas culturais e o patrimônio imaterial no Brasil será realizado no Campus Central da Universidade de Caxias do Sul e as inscrições são gratuitas.

Serviço:
Seminário Desafio da diversidade: práticas culturais e o patrimônio imaterial no Brasil
Data:
15 e 16 de outubro de 2009
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Universidade de Caxias do Sul – Auditório do Bloco H – Campus Central – Universidade de Caxias do Sul – RS

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 3326-6864 / 3414-6187
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin