Patrimônio Ferroviário é tema de oficina em Pernambuco
publicada em 13 de outubro de 2009, às 15h14
A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco realiza, de 19 a 21 de outubro, a Oficina de Preservação do Patrimônio Ferroviário em Pernambuco – Teoria e Prática. Reunindo técnicos do Iphan e das instituições parceiras, como prefeituras e universidades, o objetivo do encontro é debater conceitos e técnicas de atuação relacionadas à preservação, gestão e captação de recursos para o patrimônio cultural ferroviário. De acordo com o superintendente do Iphan, Frederico Almeida, “a proposta é, ainda, instrumentalizar os técnicos das prefeituras para que possam aplicar os conhecimentos nas ações de preservação e gestão do acervo ferroviários de seus municípios”.
Entre os temas abordados na oficina, o superintendente destaca as palestras sobre as diretrizes para atribuição de valor cultural ao patrimônio ferroviário e a divulgação dos programas federais e estaduais de captação de recurso. Frederico Almeida explica que é preciso apoiar ações das prefeituras para a preservação do patrimônio ferroviário, incluindo o planejamento, implementação e gestão de projetos. Isto envolve a orientação para participar de programas, como por exemplo, os promovidos pelo Ministério da Cultura que podem gerar recursos financeiros.
A partir dos critérios elaborados no Workshop de Planejamento Interpretativo voltado para o Patrimônio Ferroviário, realizado em março desse ano, o Iphan em Pernambuco selecionou previamente alguns conjuntos ferroviários que serão trabalhados como estudos de casos. As prefeituras dessas regiões já foram informadas sobre o inventário realizado e das ações que devem ser implementadas para a salvaguarda desses bens. Essa será a base para os debates que acontecerão durante a Oficina de Preservação do Patrimônio Ferroviário em Pernambuco – Teoria e Prática.
Serviço:
Oficina de Preservação do Patrimônio Ferroviário em Pernambuco – Teoria e Prática
Data: de 19 a 21 de outubro de 2009
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Auditório da Fundaj – Sala Aloísio Magalhães - Rua Henrique Dias, 609 – Derby – Recife – PE
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 3326-6864 / 3414-6187
www.iphan.gov.br