Portugal desenvolve roteiros turísticos do patrimônio mundial

publicada em 22 de novembro de 2009, às 13h47

 

Projeto-piloto inclui série de publicações sobre destinos históricos no país

No extremo sudoeste europeu se encontra uma região que pode ser chamada de coração de Portugal.  Muitos dos acontecimentos que estiveram na origem daquele país – o reino das fronteiras mais antigas da Europa – tiveram lugar naquela região, local cheio de histórias, mitos e lendas e de uma trajetória onde se encontram três dos mais importantes monumentos portugueses considerados patrimônio da humanidade pela Unesco.

Para valorizar esse legado, foi desenvolvido pela Turismo de Portugal I.P., entidade pública central responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística em Portugal, o projeto-piloto dos Roteiros Turísticos do Patrimônio Mundial, no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Turismo – Pent, qualificando as condições de visita dos bens culturais da Abadia de Alcobaça, do Mosteiro da Batalha e do Convento de Cristo em Tomar dentro de uma perspectiva mais ampla de dinamização de uma paisagem cultural sedimentada ao longo da história.

O projeto foi realizado em parceria com o Instituto de Gestão do Patrimônio Arquitetônico e Arqueológico – Igespar, o Centro Nacional de Cultura e as entidades locais municipais e turísticas. 

Foram estabelecidos quatro itinerários temáticos, geograficamente organizados em diversas propostas de visita, como “O tesouro dos templários”; “Os caminhos da fé”; “Os 4 elementos”; e “A demanda do Graal”. Em todos eles, o patrimônio se apresenta como recurso que organiza e dá sentido a esses percursos.

Essa iniciativa evidencia o interesse em ressaltar a importância turística que o patrimônio da humanidade declarado em Portugal possui no modelo de afirmação e de distinção da oferta turística existente naquele país, assinalando o enorme potencial que esse patrimônio e seus entornos possuem.

Para saber mais: www.visitportugal.com e www.descubraportugal.pt

Informações constantes da documentação “No Coração de Portugal. Roterios Turísticos do Patrimônio Mundial. Alcobaça-Batalha-Tomar”

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin