Iphan realiza Balaio do Patrimônio na Paraíba

publicada em 11 de novembro de 2009, às 14h06

 

Em meio às comemorações do Dia Nacional da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou o "Balaio do Patrimônio Cultural”, no último dia 5 de novembro, na cidade de Nazarezinho, no sertão paraibano. 

O encontro foi promovido pela Superintendência do Iphan na Paraíba com recursos do Departamento do Patrimônio Imaterial-DPI/Iphan e o apoio da Prefeitura de Nazarezinho e do Instituto Brasileiro de Museus. Com mais de 100 participantes, o evento contou com a participação de representantes de prefeituras do sertão do estado, gestores culturais e membros da comunidade, possibilitando um debate bastante profícuo sobre as políticas voltadas para o patrimônio cultural empreendidas pelo governo federal, bem como sobre as perspectivas de promoção e valorização do patrimônio cultural do sertão paraibano.

A programação contou com palestras sobre o Sistema Nacional do Patrimônio, políticas voltadas para o patrimônio material e museus, bem como sobre o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e o Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial. Além disso, foi apresentada a experiência dos trabalhos desenvolvidos pelo Ponto de Cultura Viva o Museu e do tombamento da cidade de Areia.

O evento contou, ainda, com uma rica programação cultural, com a apresentação de diferentes artistas e grupos tradicionais da região, como aboiadores, tocadores de pífano, frevo e bandas de música. Ponto forte também foi a gastronomia, em que os participantes puderam apreciar a rapadura do sertão, o caldo de cana, doces e o alfenim preparado na hora, uma iguaria típica da região feita do caldo da cana de açúcar. Toda a decoração do evento foi preparada com produtos dos artesãos locais, inclusive o balaio que foi distribuindo aos participantes contendo publicações do Iphan.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin