Iphan capacita técnicos de El Salvador para preservação e restauro

publicada em 09 de novembro de 2009, às 14h41

 

Até o próximo dia 20 de novembro, profissionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), especialistas em arquitetura, urbanismo, conservação e restauração de imóveis, estão em El Salvador atuando na capacitação de técnicos locais na área de preservação de sistemas construtivos à base de terra. 

O trabalho é uma continuação do projeto de Conservação da Arquitetura Tradicional de Centros e Conjuntos Históricos e sua Paisagem Cultural, iniciado em 2007. A ação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores – ABC/MRE e executada pelo Iphan. 

A Secretaria de Cultura de El Salvador solicitou a presença do Iphan no país buscando conservar e valorizar a arquitetura tradicional de construções históricas, muitas delas degradadas pela ação do tempo e pelos constantes abalos sísmicos e fenômenos naturais, como furacões e tufões, comuns na América Central. Após essa fase da capacitação técnica, será elaborado um manual para ser distribuído aos municípios e setores da sociedade civil.

O documento também será transformado em um catálogo de referência e inventário técnico dos sistemas construtivos existentes em El Salvador e poderá subsidiar futuras ações de conservação do patrimônio cultural. 

O Projeto de Cooperação Técnica entre os dois países foi promulgado em 1998 e teve Ajuste Complementar assinado em 2006.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin