Cooperação com Angola terá desdobramentos em 2010

publicada em 06 de novembro de 2009, às 14h47

 

Diante do sucesso obtido com o Projeto de Cooperação Técnica – Brasil/Angola para o fortalecimento da gestão do patrimônio cultural do país africano, realizado ao longo de 2009, novas ações estão sendo elaboradas para 2010. A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura – DRI/MinC e da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores – ABC/MRE. A cooperação entre os dois países também contou com apoio técnico e financeiro da Agência Brasileira de Cooperação – ABC.

Na última missão de avaliação do projeto, realizada em Luanda, capital angolana, com a participação de MinC, Iphan e Instituto Nacional do Patrimônio Cultural de Angola – INPC, ficou acertado que um novo projeto será desenvolvido a partir do próximo ano. As novas ações vão ser focadas no fortalecimento da política de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial do país. 

Ações em 2009
Durante este ano, foram realizadas ações de capacitação técnica com os seguintes temas: gestão do patrimônio cultural, identificação e documentação do patrimônio cultural, proteção e conservação dos bens materiais, patrimônio natural e arqueológico, promoção do patrimônio cultural e salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Ao todo, foram capacitados 84 funcionários da administração pública angolana, o que envolveu 20 especialistas do Iphan, entre dirigentes e técnicos. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin