Cerâmica de Maragogipinho em exposição no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

publicada em 04 de dezembro de 2009, às 15h20

 

A partir de 10 de dezembro, quinta-feira, às 17 horas, o público terá a oportunidade de conhecer e adquirir a cerâmica utilitária e decorativa de Maragogipinho, distrito do município de Aratuípe, Bahia, visitando a exposição “Maragogipinho e a tradição do barro”, na Sala do Artista Popular (SAP), do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). A mostra ficará em cartaz até 17 de janeiro de 2010, numa realização do Promoart – Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural.

Potes, porrões, panelas, moringas, alguidares, bois-bilhas, mealheiros e outros artefatos constituem o repertório dos mestres oleiros, que, há mais de meio século, se dedicam à transformação do barro em objetos. Feitos um a um, são pintados com tauá – o barro vermelho depurado –, com refinado acabamento de textura lisa, e decorados com motivos florais em tabatinga – a argila branca –, ultrapassando sua função utilitária para se constituírem, sobretudo, em peças decorativas.

A produção de cerâmica dá sustentação econômica e social a Maragogipinho, com suas olarias às margens do rio Jaguaripe, nas quais estão concentradas as etapas do processo produtivo, da preparação da matéria-prima retirada dos barreiros até a modelagem, fase em que o torno é o principal instrumento de trabalho. O processo de produção se desenvolve de acordo com o ritmo de cada artesão para determinada quantidade de peças. O trabalho é dividido em tarefas – medida de trabalho remunerado de acordo com o tamanho e a quantidade de objetos –, realizadas pelos ajudantes dos oficiais oleiros.

A cerâmica de Maragogipinho é comercializada não apenas na Bahia, como também em outros estados. As negociações são intermediadas pela Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho, que, apoiada pelo Sebrae de Santo Antônio de Jesus, oferece cursos de técnicas tradicionais, como a pintura em tabatinga, e de capacitação voltados para a formação de preços, gestão de produção e de comercialização.

A exposição ocorre no âmbito do Promoart, uma realização da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio firmado com o Ministério da Cultura, que conta com a gestão conceitual e metodológica direta do CNFCP/Departamento de Patrimônio Imaterial/Iphan, e com a parceria institucional e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Serviço:
Sala do Artista Popular “Maragogipinho e a tradição do barro” 
Inauguração:
10 de dezembro de 2009
Horário: às 17h
Visitação: 11 de dezembro de 2009 a 17 de janeiro de 2010
Exposição e venda:
de terça a sexta-feira, das 11 às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h

Parceria regional
Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte do Estado da Bahia, por intermédio do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por intermédio do Instituto do Patrimônio Cultural da Bahia

Parceria institucional e apoio financeiro
BNDES 

Realização
Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Departamento de Patrimônio Imaterial/Iphan
Promoart +Cultura
Ministério da Cultura

Informações
Setor de Difusão Cultural 
(21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
difusão.folclore@iphan.gov.br, www.cnfcp.gov.br 
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular 
Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ 22.220-000

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin