Furto na Igreja do Santíssimo Sacramento no Rio de Janeiro

publicada 14 de janeiro de 2010, às 13h50

 

Uma cruz de prata feita para procissões, do século XIX, foi furtada da Igreja do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, no Centro do Rio. Constatou-se o desaparecimento da relíquia em 2008, mas o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), foi informado há alguns dias a respeito.

A igreja, e todo o seu acervo, são tombados desde 1938, por sua importância histórica e artística. A Irmandade do Santíssimo Sacramento foi constituída entre os anos de 1567 e 1569, na primitiva Matriz de São Sebastião. A partir de 1816, começaram a construção da sua Igreja, que foi concluída em 1859.

Todas as suas peças já foram catalogadas, através do inventário dos bens móveis e integrados. O registro, além de dar a dimensão exata do acervo, é uma forma eficaz de proteção. Uma vez que estando as peças devidamente conhecidas, a localização daquelas eventualmente furtadas torna-se mais fácil, bem como o impedimento à sua comercialização. 

O Iphan pede a colaboração de todos para localizar o objeto, e quem tiver alguma informação pode entrar em contato através do telefone (21) 2233-6334.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin