Técnicos do Iphan avaliam centro histórico de São Luiz do Paraitinga

publicada 06 de janeiro de 2010, às 14h08

 

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – Condephaat, da Defesa Civil de São Paulo e da prefeitura de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, percorreram nesta terça-feira, dia 5 de janeiro, as ruas enlamaçadas do município assolado pelas chuvas. 

A superintendente do Iphan-SP, Anna Beatriz Galvão, destacou a importância dessa primeira visita como uma “declaração da nossa solidariedade à população que já conhece o trabalho do Iphan e do Condephaat e que sempre nos recebeu com muito carinho. Para nós é muito difícil ver a cidade tão castigada pela lama e pelas águas, mas todo o Iphan está pronto para trabalhar no sentido de resgatar a auto-estima dos moradores e recuperar a história e o patrimônio de São Luiz do Paraitinga”.

Anna Beatriz Galvão explicou que as estratégias de recuperação da cidade serão implementadas sempre em conjunto pelos parceiros envolvidos no trabalho. Segundo ela, essa foi a principal conclusão da primeira visita ao muncípio realizada depois que as águas começaram a baixar. Durante todo o dia, os profissionais percorreram o centro histórico com plantas nas mãos para fazer a marcação dos imóveis danificados.

A previsão da defesa civil e da prefeitura de São Luiz do Paraitinga é limpar ruas e espaços públicos até quarta-feira. Desta forma, segundo a superintendente do Iphan-SP, os técnicos voltam à cidade próxima quinta-feira, dia 7, já para atuar nos casarões históricos, orientando o escoramento das estruturas que ainda estão de pé. A partir daí será possível avaliar com mais precisão a condição dos imóveis e definir as estratégias para a recuperação do patrimônio.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 / 2024-5459
www.iphan.gov.br 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin