Iphan entrega obras de restauro da sede do mais antigo bloco carnavalesco de Goiás

publicada 08 de fevereiro de 2010, às 15h14

 

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO) entrega no dia 11 de fevereiro de 2010, às 18h, a restauração da sede da Associação Atlética União Goiana – AAUG, acompanhada da exposição permanente Memória da Associação Atlética União Goyana. A mostra é resultado da pesquisa desenvolvida com o objetivo de trazer ao Brasil a história do mais antigo grupo carnavalesco do estado de Goiás. O investimento na restauração foi na ordem de R$200 mil. 

Para a sistematização dos fatos históricos sobre a AAUG, que estavam dispersos nos arquivos da cidade, foram contempladas pesquisas envolvendo acervo bibliográfico, textual, iconográfico, hemerotécnico e registros de memória oral. 

A idéia é contribuir para preservar a história sociocultural e esportiva da cidade de Goiás, além de homenagear as pessoas que fizeram da AAUG um símbolo da resistência popular. A AAUG é uma associação cultural e esportiva que surgiu em Goiás no final de 1927, embora o time de futebol já atuasse desde 1924. De 1930 a 1932, sob a presidência de Cezar Alencastro Veiga, a Associação desfrutou de amplo prestígio, não só na capital como por todo o Estado e fora dele. O time estava em fase de ouro e era quase invencível.

O Bloco da Associação Atlética União Goiana, pioneiro e tradicional no carnaval de rua da cidade, nasceu a partir do Jazz União, conjunto musical com a direção de José Saddi e Ediberto Santana, fundado oficialmente em 1941, por José Elias Pinheiro e João Telles. Em 1973, José Elias e sua filha Madalena inauguraram a escola de samba, com um quadro de integrantes fiéis que todos os anos desfila com muita garra e samba no pé. 

Quem acompanha a história da AAUG ainda hoje se emociona. Para Ildemar de Paiva, por exemplo, “a União tem a credencial de ser a mais antiga, composta de hábeis sambistas e de uma bateria de batida inconfundível. 

Desde quando a cidade tinha dois carnavais - o de salão e o de rua - os foliões da União, a céu aberto, esbaldavam-se, desinibidos e sensuais, em requebros e suores, numa alegria contagiante; uns turbinados a cachaça, outros de cara limpa. Quando a União passa, sob o som apocalíptico de sua bateria e o comando quase militar de Madalena, não há quem não arrepie", garante.  

Serviço:
Entrega das obras de restauro da sede da Associação Atlética União de Goyana
Data:
11 de fevereiro de 2010
Horário: às 18h
Local: Rua americano do Brasil com Rua 15 de novembro, Centro, Cidade de Goiás-GO

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin