Paço Imperial abre três exposições no Rio de Janeiro

Márcio ViannaAté o dia 13 de setembro, três novas exposições estarão abertas à visitação no Paço Imperial, Centro Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Uma Pausa em Pleno Voo, de Efraim Almeida, Atlas, de Ricardo Ventura e Maria de Todos Nós, que é uma coletiva em homenagem a Maria Bethânia.

Uma Pausa em Pleno Voo

Nos últimos anos, Efrain Almeida vem trabalhando com ícones que tanto se relacionam com a história da arte, das religiões, e a representação de Santa Teresa D’Ávila. Na mostra, os conceitos de suspensão, êxtase religioso e anunciação ganham destaque quando colocadas lado a lado no espaço expositivo, criando uma noção cinematográfica para os trabalhos.

A exposição é focada em obras recentes e em outros trabalhos, pontuais de Efraim, em Uma Pausa em Pleno Voo, o público vai ver pássaros bordados em tecidos, superpostos em transparência, que ativam a compreensão do voar.

Com trajetória marcadamente desenhada nos anos 1990, Efrain Almeida é um dos artistas desta geração. Levando a escultura brasileira para as relações identitárias, Efrain se dedicou à observação de referencias autobiográficas, ampliando o que já havia sido estimulado pelos trabalhos de Leonilson, nos anos 1980.

Atlas

Reunindo cerca de 19 trabalhos escultóricos, Ricardo Ventura apresenta suas obras tridimensionais produzidas nos últimos 15 anos. Inspirado em volutas barrocas, coruchéus, geometrismos islâmicos e outros ornamentos, o artista tem a arquitetura como referência formal de seu trabalho. As obras transitam entre a rigidez da madeira e a fragilidade do vidro.

Nesta exposição, foram selecionadas obras inéditas de distintas matérias, técnicas e ferramentas, O trabalho de Ventura mostra-se próximo ao que interessa às pesquisas da performance, da arte que busca na natureza seus materiais e, com isso, traduz-se a partir da imagem de Atlas.

Maria de Todos Nós

Em comemoração aos 50 anos de carreira de Maria Bethânia, a exposição foi criada por Ana Basbaum. Diversos artistas e admiradores da cantora cooperaram com ideias, obras de arte, objetos, fotografias, textos e poemas. A exposição é uma homenagem à artista e a  maneira como Maria Bethânia inspira outras pessoas.

Serviço:
Visitação:
Terça a domingo, até 13 de setembro de 2015
Horário: 12h às 18h
Local: Praça XV de Novembro, 48 - Centro - Rio de Janeiro/ RJ
A entrada é franca. 

Mais informações para a imprensa:
Paço Imperial

Telefone: (21) 2215-1195
 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin