Restauração do Cine Teatro São Joaquim é iniciada

publicada em 10 de julho de 2015, às 17h 

 

Importante espaço cultural da cidade de Goiás passará por obras durante os próximos 15 meses

Iphan/GONo próximo sábado, dia 11 de julho, na cidade de Goiás, ocorre o lançamento público do contrato que irá viabilizar a restauração do Cine Teatro São Joaquim. A cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial, irá ter mais um de seus bens revitalizados com recursos do PAC Cidades Históricas. A solenidade será realizada na frente do teatro, onde aos sábados ocorre uma feira de comidas e artesanato, e permitirá que a população conheça a proposta a ser desenvolvida no local.

O contrato para a obra será assinado em parceria com a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada.  Serão investidos na execução dos trabalhos mais de R$ 9 milhões. Os serviços serão então, imediatamente iniciados, com previsão de término em até quinze meses.

O projeto do Cine Teatro foi um desafio cuidadosamente orientado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com a proposta de buscar uma solução arquitetônica que melhor contextualizasse o edifício em seu entorno, já que ele possui características dissonantes as do sítio tombado, bem como a melhoria dos seus equipamentos. O projeto propõe, portanto, amenizar o impacto urbano da construção, preservando elementos da arquitetura tradicional e fragmentando o volume da edificação, mas também promovendo modificações internas, como a ampliação da caixa cênica e a criação de um espaço para backstage e administração.

O edifício do Cine Teatro São Joaquim foi inaugurado em 1857, por iniciativa de comerciantes da antiga capital de Goiás, visando torná-lo uma importante casa de espetáculos. Durante a fase áurea do teatro, que durou mais de 30 anos, a cidade vivenciou peças teatrais e musicais que contribuíram decisivamente para a formação artística daquela população. Em 1909, outra atividade foi incrementada no local, com a instalação do cinema. No início da década de 90, o teatro passou por reforma e adaptação de suas instalações, e tem se consolidado desde então, como palco de importantes apresentações culturais da cidade e casa do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).


Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 
(61) 8356-5857

Superintendência do Iphan em Goiás
Déborah Gouthier 
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin