Iphan disponibiliza resultados da Oficina Participativa do Dia da Mobilidade em Cidades Históricas

publicada em 11 de março de 2010, às 15h54

 

População de Paranaguá-PR se reuniu no último sábado (6), no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), e teve a oportunidade de fazer propostas e estabelecer diretrizes para melhorar a mobilidade no Centro Histórico tombado pelo Iphan. No mesmo evento foi criada uma Comissão de Acompanhamento do Plano de Mobilidade.

Com o objetivo de articular ações de preservação do patrimônio histórico, desenvolvimento urbano-econômico e social com a melhoria da qualidade dos espaços públicos com foco na mobilidade e acessibilidade no recém-tombado Centro Histórico de Paranaguá, o Iphan teve a iniciativa de ouvir a população parnanguara acerca dos desafios e diretrizes para a elaboração do Plano de Mobilidade. Então, foi realizada oficina participativa no último sábado (dia 6), no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), onde participaram representantes dos comerciantes, políticos, moradores e órgãos de planejamento que funcionam na região.

A oficina participativa teve a presença de comerciantes, moradores, usuários de bicicletas entre outros, bem como do prefeito municipal José Baka Filho, do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), Yahia Ahumd e o presidente da FumCul Alceu Chaves, além de Secretários Municipais e vereadores.

Segundo o prefeito José Baka "O importante hoje é a possibilidade de discutirmos o significado do tombamento para os moradores, aos proprietários de imóveis, aos comerciantes e para quem trabalha no Centro Histórico, pois Paranaguá não pertence mais somente aos parnanguaras, mas ao Brasil, devido à sua importância histórica para o patrimônio nacional". 

Para a arquiteta Liliane Monfardini, da superintendência do Iphan no Paraná, "é um grande desafio promover a integração entre todas as formas de locomoção para preservação do patrimônio histórico e melhoria da qualidade de vida urbana". A Comissão de Acompanhamento do Plano de Mobilidade dará continuidade à ação de participação popular iniciada com a Oficina Participatinva, pois com o comprometimento de agentes representativos da sociedade parnanguara com a questão da Mobilidade e Acessibilidade, as diretrizes e propostas poderão ser elaboradas em conjunto, acompanhadas e fiscalizadas da elaboraçãoà implementação.

Saiba mais
www.iphan.gov.br
correio eletrônico: programa.mobilidade@iphan.gov.br
blog: www.tcurbes.com.br/paranagua

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin