Cine Clube é inaugurado em Alto Paraguaçu (SC)

publicada em 03 de março de 2010, às 11h26

 

O curta metragem filmado no ano passado em Itaiópolis será exibido na estreia do Cine Clube Paraguaçu nesta quinta-feira, 04/03, às 19:00h no Centro Histórico de Alto Paraguaçu, um distrito da cidade de Itaiópolis, SC.

As sessões são gratuitas e exibidas todos os domingos, sempre às 16 horas, no Salão Hugo Dylla em Alto Paraguaçu. O espaço também será disponibilizado para as escolas, uma vez por semana.  Ainda estão previstos debates e diversas atividades logo após a exibição dos filmes, a fim de estimular a reflexão com a participação da população local.

O Programa Cine Mais Cultura e o Iphan
O Programa Mais Cultura, por meio de uma parceira entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançará outras salas de cinema instaladas em espaços geridos pelo Iphan ou pelas prefeituras, secretarias de cultura locais ou sociedade civil, em parceria com o Iphan. O acompanhamento do projeto será feito pela Secretaria do Audiovisual que forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um representativo catálogo do cinema nacional.

Cine Mais Cultura - A ação do Programa Mais Cultura visa democratizar o acesso à cinematografia nacional e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição não comercial de filmes. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem salas de cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos grandes centros urbanos. No Brasil, os cinemas comerciais estão concentrados em somente 8% do território nacional.

Também são realizadas oficinas de capacitação cineclubista com o objetivo de qualificar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões. Outra meta é estimular os responsáveis pelos Cines Mais Cultura ao diálogo com a comunidade local para a participação efetiva nas atividades. O trabalho é desenvolvido com apoio de um manual produzido em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin