Iphan participa de missão cultural no Equador

publicada em 09 de abril de 2010, às 15h57

 

Representantes do Ministério da Cultura (MinC), seguem nesta sexta-feira, dia 9 de abril, para o Equador.  O ministro da Cultura, Juca Ferreira, realizará visita às Ilhas Galápagos, no exercício da Presidência do Comitê do Patrimônio Mundial, junto com representantes da Unesco e do governo equatoriano. O ministro deverá conhecer a situação do arquipélago, atualmente inscrito na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.  Nos dias 12 e 13 de abril, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Fundação Palmares e do próprio Ministério participarão de encontros com as autoridades equatorianas em Quito, primeiro centro histórico declarado Patrimônio Mundial, para discutir ações de cooperação bilateral no âmbito da cultura, e, em especial, do patrimônio cultural.

Ao final, será assinado protocolo de intenções entre os Ministérios da Cultura do Brasil e do Equador, o qual deverá estabelecer linhas de atuação conjunta em várias áreas como diversidade cultural e cidadania, patrimônio cultural, museus, audiovisual, entre outras. 

De acordo com o assessor de Relações Internacionais do Iphan, Marcelo Brito, em 2007 os dois países firmaram o Programa Executivo Cultural 2007-2010, um documento bastante abrangente, envolvendo todas áreas da cultura. No entanto, o protocolo que será assinado pelos dois países prevê novas ações bilaterais de cooperação e intercâmbio cultural, e no que corresponde ao patrimônio cultural, será dado destaque aos temas da reabilitação de sítios históricos urbanos, da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, no caso, relacionado aos afrodescendentes, e ao intercâmbio de experiências na área de sistemas de informação sobre o patrimônio cultural.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin