Programa Monumenta/Iphan recebe prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte

publicada em 24 de maio de 2010, às 12h03

 

O reconhecimento é pelo valor cultural e pela contribuição técnica das publicações sobre patrimônio cultural editadas e publicadas nos últimos cinco anos

O Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será agraciado com um troféu do Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Artes – ABCA, como Destaque de 2009, em função do Projeto Editorial do Programa. A solenidade de premiação será em São Paulo, no próximo dia 25 de maio. Desde 2006, o Monumenta/Iphan já publicou 51 títulos e pretende chegar a 70 obras até o final deste ano. Em 2009, o livro O Conjunto do Carmo de Cachoeira foi um dos premiados pela ABCA.

O Projeto Editorial do Programa Monumenta/Iphan trabalha com oito linhas editoriais. A coordenadora Sylvia Braga lembra que os exemplares são doados a bibliotecas públicas e universitárias e muitos deles estão disponíveis para donwload no site www.monumenta.gov.br. Segundo ela, todas as coleções têm relação com as atividades desenvolvidas pelo Monumenta/Iphan, envolvendo arquitetura, obras de restauro, o patrimônio edificado, mas também relatam projetos de geração de emprego e renda, um dos objetivos do Programa.

Coleção Obras de Referência
Contempla a reedição de obras fundamentais sobre o patrimônio histórico, artístico e arquitetônico nacional, imprescindíveis para estudantes e pesquisadores. As edições estão esgotadas. 

Coleção Grandes Obras e Intervenções
Oferece o registro das intervenções paradigmáticas de restauro e conservação que o Programa Monumenta/Iphan foi capaz de desenvolver ao longo de sua existência. São publicações bilíngues e de luxo. 

Coleção Roteiros do Patrimônio
Reúne guias visuais bilíngües com roteiros sobre os mais emblemáticos sítios, conjuntos urbanos e monumentos históricos brasileiros.

Coleção Cadernos Técnicos
Apresenta as teses e trabalhos recentemente desenvolvidos que merecem divulgação entre os iniciados, graças aos resultados obtidos, comprovadamente interessantes para o trabalho de preservação e recuperação patrimonial.

Coleção Manuais Técnicos
Reúne compêndios elaborados com a finalidade de transmitir e consolidar os conceitos, normas, preceitos e procedimentos que vêm orientando a preservação do patrimônio cultural nacional. São, em suma, a palavra do Iphan no que se refere às normas técnicas de pesquisa, conservação e restauro. 

Coleção Preservação e Desenvolvimento
Divulga experiências bem-sucedidas no âmbito da promoção de atividades econômicas e de capacitação e treinamento, para envolver a comunidade e fomentar o uso da área recuperada e garantir, assim, sustentabilidade ao sítio histórico.

Coleção Imagens
Essa é mais uma iniciativa do Programa Monumenta/Iphan para a valorização do patrimônio cultural. As publicações são os registros fotográficos de grande riqueza e diversidade. 

Coleção de Registro
Trata-se, basicamente, da documentação das atividades desenvolvidas em cada uma das 26 cidades inscritas no Programa Monumenta/Iphan.

Programa Monumenta/Iphan
O Monumenta é um programa estratégico do Iphan/Ministério da Cultura que recebe financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio da UNESCO. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social. São objetivos do programa preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano, aumentar a consciência da população acerca do patrimônio histórico, aperfeiçoar sua gestão, estabelecer critérios de prioridades de conservação e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas em recuperação no âmbito do projeto.

As 26 cidades que participam do Programa foram escolhidas de acordo com sua representatividade histórica e artística, e pela urgência das obras de recuperação. Entre as obras selecionadas estão centenas de monumentos como museus, igrejas, fortificações, casas de câmara e cadeias, palacetes, conjuntos escultóricos, conventos, fortes, ruas, logradouros e edificações privadas em áreas tombadas.

Associação Brasileira de Críticos de Arte
O Prêmio ABCA foi instituído em em 1978, em formato de um troféu e é destinado a personalidades do meio artístico. O troféu teve diferentes versões desde sua criação, sendo idealizado por artistas renomados. Todas as categorias de premiação possuem o nome de um crítico de reconhecida contribuição para a cultura e as artes plásticas brasileiras. Atualmente a ABCA outorga também menções honrosas e destaca, em homenagens especiais, personalidades do cenário das artes plásticas. 

As homenagens ou menções especiais são anualmente conferidos a personalidades ou instituições que tenham se destacado na área.

O troféu deste ano é uma escultura de Nicolas Vlavianos, escultor grego radicado no Brasil há mais de 20 anos, com vasta e reconhecida produção como artista contemporâneo.

Serviço: 
Prêmio da Associação Brasileira de Crítico de Artes
Data:
25 de maio de 2010
Horário: às 20h
Local: SESC Vila Mariana - Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo – SP

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5449
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin