Iphan promove exposição sobre a Festa do Divino de Paraty

publicada em 21 de maio de 2010, às 12h22

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) está promovendo, na sede do Escritório Técnico da Costa Verde, localizado em Paraty, uma exposição sobre a tradicional Festa do Divino daquele município. O evento pontua o término de seu inventário e a ação de encaminhamento do pedido de registro da festa como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

A exposição intitulada “Divino Espírito Santo” é composta por 25 peças como Bandeiras do Divino, publicações e conjuntos com cenas emblemáticas da festa, além de um vídeo sobre o assunto. O evento marca, ainda, um esforço de aproximação do Escritório do Iphan com a comunidade paratiense, através da sua participação nas manifestações culturais locais.

O resultado do inventário da Festa do Divino de Paraty foi a produção de um dossiê que reúne um acervo de registros audiovisuais e documentos pesquisados durante o trabalho, um DVD sobre a festa e a sistematização dos dados nas fichas do Inventário Nacional de Referência Cultural, bem como a produção de textos analítico-reflexivos, de caráter etnográfico, que compõem a instrução do Processo de Registro.

A Festa do Divino Espírito Santo foi introduzida no Brasil pelos portugueses, no início da colonização, e a exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 31 de maio, com entrada franca.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin