Município sergipano de Laranjeiras e Iphan promovem mostra Brasil ao Brasil

publicada em 18 de maio de 2010, às 15h09

 

Começa amanhã (21), e segue até dia 04 de junho no Cineclube Cândido Aragonez de Faria, em Laranjeiras-SE, a mostra Brasil ao Brasil, iniciativa conjunta da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan-SE) e da Prefeitura Municipal. 

O objetivo das exibições cinematográficas é fomentar a discussão e a reflexão sobre as identidades culturais do país, a partir de diversas situações de deslocamento. Os filmes selecionados apresentam brasileiros que viajam para lugares até então desconhecidos, vivendo diversas formas de encontro, enfrentamento e transformação. A programação toca ainda em questões como as relações do migrante com a metrópole, do brasileiro com o estrangeiro, do centro com a periferia, e do artista popular com o erudito.

A mostra teve seu tema desenvolvido pela equipe do Cineclube de Laranjeiras, e acontecerá em toda a rede Cine Mais Cultura da Bahia e Sergipe. Os títulos exibidos em Laranjeiras são: A hora da estrela (1985); A pessoa é para o que nasce (2004); e Cinema, Aspirinas e Urubus (2005). Em outras cidades participantes da rede, serão exibidos ainda: O céu de Suely (2002); Os dois filhos de Francisco (2005); e Estômago (2008).

O Cineclube Cândido Aragonez de Faria faz parte da rede de Salas de Cinema em Cidades Históricas, iniciativa da Secretaria do Audiovisual Ministério da Cultura e do Iphan. O nome do Cineclube homenageia o artista plástico laranjeirense (1849-1911) que deixou registradas diversas ilustrações de cartazes para cinema.

As exibições acontecem todas as sextas-feiras, às 18h, no antigo Fórum Levindo Cruz, do Município de Laranjeiras. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin