Iphan restaura Casa Dacheux em Paranaguá

publicada em 14 de maio de 2010, às 16h18

 

A comunidade de Paranaguá, no Paraná, recebeu este mês, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a restauração de um sobrado do período colonial, conhecido como Casa Dacheux. O edifício localizado no Centro Histórico de Paranaguá estava abandonado, e praticamente destruído, restando apenas as fachadas e vestígios da cobertura.

Os trabalhos de restauração tiveram início em fevereiro de 2009, a partir de solicitação da prefeitura municipal, que apresentou um projeto à superintendência do Iphan-PR. A idéia é instalar no imóvel um Restaurante-Escola. A prefeitura ainda vai construir um anexo onde serão instaladas cozinha e salas de aulas. Segundo Liliane Lucena, arquiteta do Iphan-PR responsável pela restauração, o projeto vai incrementar a economia local, já que promoverá a profissionalização na área gastronômica e proporcionará um melhor atendimento ao turismo local.  

Ao Iphan-PR ficou responsável pela restauração do prédio principal, de aproximadamente 402m² de área construída. No térreo foi instalado um salão de refeições, banheiros, além de elevador para portadores de necessidades especiais. No pavimento superior estão previstos espaços para exposições e cafeteria. Os investimentos foram R$ 480 mil, com recursos do Iphan. Até a conclusão do prédio anexo, a prefeitura vai utilizar a Casa Dacheux como espaço cultural para realização de exposições de artistas locais.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin