Exposição apresenta renda labirinto de Chã dos Pereira

publicada em 13 de maio de 2010, às 16h40

 

Em cartaz até 12 de junho, na Casa do Artista Popular, em João Pessoa - PB, a exposição Renda labirinto de Chã dos Pereira. A mostra oferece ao público a oportunidade de apreciar e adquirir peças decoradas com esse tipo de renda, produzidas por mulheres do Distrito de Chã dos Pereira, do município paraibano de Ingá. 

Entre as peças que podem ser encontradas na exposição estão: Ternos, conjunto de colcha de casal e toalha, fronhas, panos d’água (para cobrir filtros), conjunto de fogão, toalhas de mesa e de mão, passadeiras, lençóis de vira, dentre outras obras que constituem o repertório do trabalho manual das labirinteiras.

Atualmente, a produção da renda labirinto ocupa papel secundário na economia local, sendo destinada ao complemento do orçamento familiar. Isso, em grande parte, pelo fato de a comercialização ser intermitente, concentrando-se, na maioria das vezes em eventos e feiras de artesanato principalmente da região Sudeste, como também pela falta de reconhecimento do ofício.

Entretanto, além do potencial econômico, a importância simbólica dessa renda em Chã dos Pereira pode ser observada pelo surgimento de expoentes na nova geração de labirinteiras, que dominam a elaborada técnica a partir de conhecimentos tradicionais adquiridos ao longo de gerações.

A mostra é uma realização do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart e do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura - MinC. A iniciativa conta ainda com a parceria do Sebrae-PB, da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, do Programa de Artesanato Paraibano, da Casa do Artista Popular e da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB). 

O Promoart
O Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart é uma realização da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro – Acamufec, por meio de convênio firmado com o Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Mais Cultura. O Promoart conta com a gestão conceitual e metodológica direta do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – ligado ao Iphan, e com a parceria institucional e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. 

Reedição de mostra de mesmo nome realizada em fevereiro deste ano, na Sala do Artista Popular do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, no Rio de Janeiro, a exposição Renda labirinto de Chã dos Pereira é uma ação do Promoart em um dos 65 polos artesanais nos quais o Programa desenvolve. O objetivo principal é criar uma rede de apoio aos produtores de artesanato tradicional que atue em questões que vão da produção à comercialização em grandes centros, de modo a minimizar as barreiras que dificultam e, por vezes, até mesmo impedem a livre expressão de artistas e artesãos. 

Serviço:
Exposição Renda labirinto de Chã dos Pereira 
Data:
Até 12 de junho de 2010 
Local: Casa do Artista Popular - Praça da Independência, no. 56 - Centro - João Pessoa (PB)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin