Encontro sobre Patrimônio Mundial tem sua segunda rodada em Brasília

publicada em 10 de maio de 2010, às 14h18

 

Evento promovido pela Unesco marca os 50 anos da cidade

Está no ar o sítio eletrônico da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, encontro anual sobre o tema promovido desde 1977 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Unesco. No endereço www.34whc.brasilia2010.org.br estão disponíveis as informações sobre o evento, que será sediado em Brasília no ano de seu cinquentenário, de 25 de julho a 3 de agosto de 2010. É a segunda vez que a capital brasileira recebe a Sessão. A primeira foi em 1988, um ano após o seu reconhecimento como Patrimônio Mundial.

A reunião deste ano, organizada pelo Ministério da Cultura do Brasil - MinC e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), contará com a participação de mais de 180 delegações de diferentes países, além de representantes dos organismos internacionais dedicados ao assunto. Os trabalhos serão conduzidos pelos representantes dos 21 estados que integram o Comitê, cujas atribuições são avaliar o estado de preservação e os riscos a que estão submetidos os bens naturais e culturais incluídos na lista do Patrimônio Mundial, deliberar sobre o acréscimo de outros bens a essa lista e considerar as demandas de assistência financeira que requisitam o uso de recursos do Fundo do Patrimônio Mundial.

O Comitê do Patrimônio Mundial é um órgão intergovernamental responsável pela implementação da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, de 1972. Atualmente, o Comitê é composto por África do Sul, Austrália, Barbados, Barein, Brasil, Camboja, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estônia, Etiópia, Federação Russa, França, Iraque, Jordânia, Mali, México, Nigéria, Suécia, Suíça e Tailândia. O Brasil é o país eleito para presidir a comissão executiva do Comitê, no período entre a 33ª Sessão sediada em Sevilha, na Espanha, e a 34ª Sessão que ocorrerá em Brasília.

A organização do encontro do Comitê na capital brasileira conta, além do MinC e do Iphan, com o apoio da Casa Civil da Presidência da República, dos ministérios das Relações Exteriores, Meio Ambiente, Turismo e Justiça, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Governo do Distrito Federal.

Programação
Além da agenda de trabalhos e dos eventos sociais de abertura e encerramento, os participantes da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial serão convidados a realizar, durante os períodos de intervalo do evento, visitas a Brasília, às suas paisagens naturais e à região da Chapada dos Veadeiros. 

Após a Sessão, haverá também a oferta de serviços turísticos aos participantes que tenham interessem em contratar excursões ao Pantanal Mato-grossense, Cidades Históricas de Minas Gerais, Foz de Iguaçú, cidades de Paraty e Rio de Janeiro (RJ), Centros Históricos de Salvador, de Olinda de São Luís, cidade de Goiás e ilha de Fernando de Noronha.

A programação do encontro do Comitê se completa com a promoção do Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial – Brasil, uma semana antes do início da sessão. A iniciativa envolverá estudantes de 16 a 18 anos provenientes das nações lusófonas e hispânicas da América do Sul e da África. Os jovens participarão de uma semana de oficinas, com visitas a bens de patrimônio moderno, histórico e natural e palestras sobre temas do patrimônio mundial.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5449
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin