Cine Mais Cultura impulsiona educação patrimonial em Diamantina

publicada em 01 de maio de 2010, às 15h31

 

O espaço para as projeções do Cine Mais Cultura foi montado em uma sala na casa da lendária Chica da Silva, sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na cidade, no centro Diamantina, em Minas Gerais. As atividades começaram no último dia 28 de abril, com quatro sessões, e continuarão durante este mês, envolvendo os alunos inicialmente das Escolas Estaduais Júlia Kubitschek e Matta Machado e depois as outras. 

Após as exibições, são realizadas oficinas de educação patrimonial com uma historiadora da comunidade e com um técnico do Iphan, que promovem debate com os alunos sobre temas relacionados a patrimônio imaterial, como a linguagem do Toque dos Sinos e o modo artesanal de se fazer o Queijo de Minas.

“Como estes filmes tratam de temas que as crianças vivenciam na cidade, além de reconhecerem algumas pessoas de Diamantina que aparecem nos vídeos, a receptividade e interação tem sido muito positiva. Além disso, a maioria das crianças nunca foi a um cinema e se impressiona com o tamanho da tela e o som, pois não há cinema em Diamantina há mais de 20 anos”, conta o chefe do escritório técnico do Iphan, Junno Marins da Matta.

O Iphan-MG também fez uma parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM para a apresentação de filmes estrangeiros que comporão a mostra rio-platense.

Filmes do Cine Mais Cultura em Diamantina
Toque dos Sinos em Minas Gerais - Patrimônio Cultural do Brasil
Resumo: Nas cidades mineiras inventariadas a população se reconhece, se identifica e se diferencia de outras a partir da prática sineira, sendo o toque dos sinos uma forma de expressão sonora que confere significado cultural ao território pesquisado e constitui-se como patrimônio de sua população.
Duração: 27 minutos.

Modo Artesanal de fazer Queijo de Minas - Patrimônio Cultural do Brasil
Resumo: Em depoimento de produtores, técnicos, consumidores e pesquisadores, o modo de fazer queijo de Minas é apresentado em seus múltiplos aspectos: cultural, econômico e social.
Duração: 18 minutos.

Filmes da mostra rio-platense
05/05, quarta, às 19h30

Crônica de uma fuga
(Argentina, 2006)
Direção: Adrián Caetano
Sinopse: Um grupo a serviço do governo militar argentino sequestra Claudio Tamburrini, goleiro de um time de pouco destaque, e o arrasta a um centro de detenção clandestino, a Mansão Seré, onde vários jovens convivem à espera de que seus destinos sejam decididos.
12/05, quarta, às 19h30

Whisky
(Uruguai, Argentina, Alemanha, Espanha, 2003)
Direção: Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
Sinopse: A vida de Jacobo se resume a administrar sua fábrica de meias. Marta é a empregada de confiança, e relação entre eles é estritamente profissional. A rotina de Jacobo se vê ameaçada pela visita do irmão Herman, que desencadeia uma série de situações prosaicas e patéticas.
16/05, domingo, às 18h00

Valentin
(Argentina, Holanda, França, Itália, Espanha, 2002)
Direção: Alejandro Agresti
Sinopse: Buenos Aires, 1960. Valentin é um menino de nove anos que vive com a avó. Seu pai vive ocupado trabalhando e a mãe está desaparecida desde a separação do casal. Solitário, Valentin divide o tempo sonhando em se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas pela avó. 
19/05, quarta, às 19h30

Clube da Lua
(Argentina e Espanha, 2004)
Sinopse: Um emblemático clube de bairro com uma história de esplendor hoje está imerso em uma grave crise: parece que a única saída é que se converta em um cassino, nada mais distante dos princípios de seus fundadores na década de 40.
23/05, domingo, às 18h00

O mesmo amor, a mesma chuva
(Argentina e EUA, 1999)
Direção: Juan José Campanella
Sinopse: Jorge escreve contos românticos para uma revista. Aos 28 anos, é uma jovem promessa da literatura argentina, mas não consegue se fazer notar. Uma noite, conhece a garçonete Laura, com quem irá manter uma relação de encontros e desencontros ao longo de duas décadas.
26/05, quarta, às 19h30

O banheiro do Papa
(Uruguai, Brasil e França, 2007)
Direção: Enrique Fernández e César Charlone
Sinopse: É 1988 e o Papa João Paulo II visita Melo, pequena cidade fronteiriça do Uruguai. O Pontífice iniciará uma jornada pela América Latina por essa comunidade, onde o esperam mais de 50 mil pessoas. Muitos estão convencidos de que a visita será milagrosa para a alma e para o bolso.
30/05, domingo, às 18h00

O abraço partido
(Argentina, Espanha, França e Itália, 2004)
Direção: Daniel Burman
Sinopse: Ariel é um jovem de vinte e poucos anos que largou a faculdade e ainda vive às custas da mãe, dona de uma loja de lingeries. Ele sempre estranhou o fato de nunca falarem em casa sobre seu pai, que nos anos 70 partiu para lutar na Guerra do Yom Kippur, em Israel, e nunca mais voltou.

Mais informações:
Escritório Técnico do Iphan em Diamantina- MG
Telefone: (38) 3531-2491
Endereço: Casa Chica da Silva - Praça Lobo de Mesquita 266 - Centro - Diamantina-MG - CEP: 39100-000 
Email: escritorio.diamantina@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin