Acervo da Casa de Chico Mendes será inventariado pelo Iphan

Acervo IphanTécnicos do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DEPAM/Iphan) e da Superintendência do Iphan Acre, com o apoio da Fundação de Cultura e Comunicação do Estado, deram início ao Inventário dos Bens Móveis da Casa de Chico Mendes.

O acervo que se encontra atualmente abrigado no Museu de Xapuri, após a ocorrência da enchente do Rio Acre que atingiu o imóvel tombado, reúne peças de mobiliário, livros e outros objetos que pertenceram a Chico Mendes e sua família, e que foram reconhecidos pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em 2008 por se tratar de elementos que fazem referência ao modo de vida do líder seringueiro até o episódio de sua morte em 1988.

Nesta primeira fase de trabalho, a equipe realiza o levantamento dos bens e produz o cadastro básico do acervo. Nas próximas etapas serão feitos o cadastro complementar de cada uma das peças e a elaboração do Plano para a Gestão da Conservação dos Bens Móveis da Casa de Chico Mendes.

De acordo com as técnicas Ana Cláudia Magalhães e Juliana Silva do DEPAM/Iphan, que orientam e atuam no desenvolvimento do Inventário, o trabalho de identificação dos bens possibilita a compreensão da importância do acervo que, apesar de não possuir excepcionalidade artística ou material, representa o esforço de Chico Mendes e de sua família em construir um espaço privado que deu suporte para a vida do homem público.

O Inventário é uma ação que está integrada às demais iniciativas do Iphan para a preservação do patrimônio cultural no Estado do Acre, entre as quais a elaboração de projeto e posterior execução de restauração da própria Casa de Chico Mendes.

Mais informações:
E-mail: iphan-ac@iphan.gov.br 
Telefone: (68) 3227.9029

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin