Circuito do Samba

publicada em 01 de junho de 2010, às 15h20

 

Foi realizada dia 29 de maio, no Centro Cultural Cartola, no Rio de Janeiro, a primeira reunião do Conselho Gestor do Pontão de Cultura Matrizes do Samba - manifestação cultural registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Na oportunidade, foi apresentada à comunidade do samba e ao Conselho a proposta de criação de um circuito carioca para eventos em espaços que tenham vínculo com a temática. A idéia será analisada e os espaços culturais participantes definidos, para que o projeto venha a ser posto em prática.

Entre as personalidades ligadas ao samba estavam presentes Zé Catimba (da Imperatriz), Selma Candeia, (filha de Candeia), Tantinho, Nélson Sargento e Delegado - todos da Mangueira. Aloísio Machado (do Império), Dodô da Portela, Vitamina (do Salgueiro), Márcia Moura (partideira), Zeca da Cuíca (do Estácio), Confete (compositor), Ligia Santos (filha de Donga), Sandoval Matos (o PQD, da Portela) entre outros.

Pelo Iphan, participaram Márcia Santana, Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan; Tereza Paiva, Coordenadora de Fomento e Salvaguarda; Cláudia Márcia Ferreira, Diretora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e Mônica da Costa, assessora de Patrimônio Imaterial da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro, entre outros profissionais que atuam na área.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Chico Cereto  
Telefone: 21 2233-6334

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin