Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial chega à Brasília

publicada em 23 de julho de 2010, às 16h55

 

“Carta de Brasília” e exposição de fotos marcam o encerramento do evento

Brasília, 23 de julho - Termina neste final de semana, em Brasília, o Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial, uma iniciativa do governo brasileiro associada à realização da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial – presidido pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira. A reunião do Comitê se dará na capital federal no período de 25 de julho a 3 de agosto.

Desde o dia 16 de julho, 45 jovens de 18 a 24 anos – de 19 países – têm vivenciado oficinas participativas, palestras, debates e um roteiro de visitas relacionadas a temas ligados ao Patrimônio Mundial, incluindo as cidades de Foz do Iguaçu – PR, São Miguel das Missões – RS, Goiás – GO e Brasília – DF. O maior intuito da experiência foi o de conscientizar e educar o público jovem sobre a importância de seu envolvimento na questão do patrimônio e de sua preservação.

Durante a última semana, o grupo pôde conhecer pontos turísticos e manifestações de culturas populares e locais, além de discutir, entre outros temas, a formação étnica e cultural, o crescimento urbano não-planejado e a participação popular na formação da idéia de Patrimônio.

Carta de Brasília
Os resultados dessa intensa jornada estarão registrados na “Carta de Brasília”, que será entregue durante a cerimônia de abertura da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, marcada para este domingo (25), às 18h, no Teatro Nacional.

O documento apresentará à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) as conclusões tiradas pelo grupo acerca da proteção e promoção do Patrimônio. 

Nas palavras de Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan, “Esses jovens tiveram a oportunidade de atuar como protagonistas ativos do processo de avanço da consciência sobre a importância do patrimônio cultural e natural para a humanidade. Chegou a hora de ouvirmos suas propostas. Uma ideia já levantada para mantê-las em pauta é a criação de uma rede social para fomentar e sustentar a evolução do debate”.
Na mesma ocasião, serão lançados uma exposição de fotos, que registra as impressões desses jovens, e um documentário da viagem, produzido durante a oficina audiovisual.

Os participantes
O grupo de jovens que participou do Fórum foi constituído por 27 representantes selecionados de cada um dos estados brasileiros e por mais 18 provenientes dos países de idioma português ou espanhol da América do Sul, África e Ásia, dentro do conjunto de nações que serão atendidas pelo Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, que será protocolado durante a 34ª Sessão.

Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio
O Brasil e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) vão formalizar, durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, a criação do Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

A assinatura do protocolo deverá ocorrer até segunda-feira (26). O Centro é o resultado do esforço brasileiro para a cooperação técnica internacional e foi aprovado na 35ª Conferência Geral da Unesco, realizada ano passado na França. Entre suas missões estratégicas estão a capacitação profissional e o aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão do patrimônio esse seja considerado um recurso e instrumento de promoção do desenvolvimento das nações.

Em suas ações de formação, intercâmbio e produção de conhecimentos, o Centro tem como foco a implementação das Convenções da Unesco para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, de 1972, para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 2003, e para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, de 2005. 

Serviço:
34ª. Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO
Data:
25 de julho a 03 de agosto de 2010
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada - Brasília – DF

Mais informações:
Assessoria de comunicação
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 / 2024-5459

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin