Festival de Inverno de Bonito abre espaço para debate sobre Patrimônio Cultural

publicada em 21 de julho de 2010, às 13h44

 

Há mais de dez anos, o estado do Mato Grosso do Sul promove do Festival de Inverno de Bonito, um período de dedicação ao contato com a natureza e com a cultura em suas diversas expressões artísticas. Este ano, em sua 11ª edição, o Festival dedica um dia da programação para o I Encontro Estadual do Geopark Bodoquena-Pantanal. Em 29 de julho, no Centro de Convenções do município, pela manhã, serão duas palestras. A primeira é Paisagem Cultural – conceitos e perspectivas como vetor de desenvolvimento local, com o coordenador da Paisagem Cultural da Diretoria de Patrimônio Material do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Fernando de Moura Delphim. O segundo tema é Centro de Referência em Geo-História em Bonito, com o arquiteto do Estúdio Votupoca de São Paulo, Nivaldo Vitorino. À tarde, haverá reunião do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal. A minuta do projeto será traduzida para o inglês e enviada em outubro para a Unesco. O objetivo é receber o selo de segundo geopark das Américas. 

De acordo com a Unesco, o geopark é uma área protegida com riquezas geológicas e paleontológicas de importância científica, raridade e beleza. A área pode ser representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. O geoparque engloba ainda conceitos de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Entre outros quesitos, para aprovar um geoparque, a Unesco avalia o valor científico das rochas e dos fósseis, a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da região e a possibilidade de contribuir para a formação de alunos nas geociências.

O Geopark Bodoquena-Pantabal foi criado em dezembro de 2009 e é responsável por diagnosticar, promover e divulgar ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da região. É formado por representantes do governo estadual; Iphan; Departamento Nacional de Produção Mineral; Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - Serviço Geológico do Brasil; Comando Militar do Oeste; e as prefeituras dos 13 municípios envolvidos. Desde 2008, os grupos envolvidos realizam oficinas e seminários para discutir estratégias de preservação e desenvolvimento com base em ações educativas e roteiros turísticos focados no patrimônio geológico, paleontológico, arqueológico e histórico da região da Serra da Bodoquena e Corumbá. 

O Geopark Bodoquena - Pantanal possui diversos aspectos característicos de um geopark nos moldes da Unesco, como a presença de fósseis de preguiças-gigante, tigres-dente-de-sabre e mastodontes. O local também abriga diversos sítios arqueológicos e históricos que contam a história da mineração em Corumbá e a Retirada da Laguna, além de rico patrimônio cultural que revela o modo de vida pantaneiro.

Um período voltado para a natureza e as artes
O 11ª Festival de Inverno de Bonito será realizado de 28 de julho a 1º de agosto. Considerado um dos maiores do Centro-Oeste, o evento conta com grandes shows nacionais, grupos regionais, teatro, dança, artes plásticas, cinema e vídeo, circo, teatro de rua, fotografia e artesanato, palestras.

Outras informações
Segunda à sexta de 8 às 18h, de  pelos telefones (67) 3316-9154 e 3316-9196 ou no site www.festivaldebonito.com.br.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin