Brasília recebe a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO

publicada em 19 de julho de 2010, às 14h09

 

São esperados 800 representantes de 187 países. Grupo avalia inclusão de patrimônios naturais, culturais e mistos em lista de proteção

De 25 de julho a 3 de agosto, Brasília sediará a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial. A cerimônia de abertura, às 18h do dia 25 no Teatro Nacional Cláudio Santoro, deve contar com a participação do presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do atual presidente do Comitê do Patrimônio Mundial e Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e da diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova. É a segunda vez que a capital brasileira recebe a Sessão. A primeira foi em 1988, um ano após o seu reconhecimento como Patrimônio Mundial Cultural.

Nos 12 dias de reunião, cerca de 800 representantes dos 187 Estados-membros vão analisar a possibilidade de inclusão de 41 itens na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, como bens naturais, culturais e mistos, apresentados por 35 países. O grupo também vai avaliar o estado de conservação de 31 patrimônios que já conquistaram este reconhecimento, mas estão na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e decidir se incluem nessa lista novas propriedades que necessitam de atenção especial.

Ao se tornar Estado-membro, cada nação assume o compromisso de identificar possíveis novos candidatos à lista de preservação e a proteger aqueles que já são considerados Patrimônios da Humanidade. Ao todo, 148 países têm 890 bens na Lista do Patrimônio Mundial, 17 no Brasil, que não possui nenhum patrimônio em risco e deve ter avaliada este ano a candidatura da Praça de São Francisco, no município de São Cristóvão, em Sergipe.

Reuniões serão fechadas
As reuniões da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO serão realizadas a portas fechadas e comunicados informarão as possíveis alterações na lista de bens ou nos critérios adotados pelo Comitê do Patrimônio Mundial.

Além de avaliar o estado de conservação dos patrimônios e a inclusão de novos bens na lista, o Comitê vai eleger seu novo presidente e deliberar sobre as propostas de caráter técnico apresentadas pelas delegações.

Os profissionais de imprensa credenciados terão espaço para trabalhar no centro de imprensa, instalado no saguão do Teatro Brasília, dentro do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada. Haverá estações de trabalho, conexão à internet e aparelho de fax.

Bens brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial Natural
1. Parque Nacional do Iguaçu (PR)
2. Costa do Descobrimento (BA e ES)
3. Parque Nacional Serra da Capivara (PI) 
4. Reserva Mata Atlântica (SP e PR) 
5. Parque Nacional do Jaú (AM) 
6. Pantanal Matogrossense (MT e MS) 
7. Reservas do Cerrado: Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas (GO) 8. Parque Nacional de Fernando de Noronha (PE)

Bens brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial Cultural
1. Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto (MG) 
2. Centro Histórico de Olinda (PE) 
3. Ruínas de São Miguel das Missões (RS) 
4. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo (MG) 5. Centro Histórico de Salvador (BA) 
6. Conjunto Urbanístico de Brasília (DF) 
7. Centro Histórico de São Luís (MA) 
8. Centro Histórico de Diamantina (MG) 
9. Centro Histórico de Goiás (GO)

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 / 2024-5459
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin