Iphan cede Estação Ferroviária de Ibiporã ao Município Paranaense

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinou no mês de julho o termo de compromisso que cede a Estação Ferroviária de Ibiporã à prefeitura do município. O terreno e as instalações da estação fazem parte do patrimônio da antiga Rede Ferroviária Federal S.A., que foi transferido para a União quando a RFFSA foi extinta, em 2007. O Iphan cederá a Estação ao Município por um prazo de 20 anos. 

A prefeitura se prontificou a revitalizar os imóveis, e a criar no espaço um centro cultural para que moradores e visitantes possam encontrar neste local informações sobre a memória da ferrovia e conhecer a sua influência na cidade. Após revitalizada, a nova estação ficará à disposição da comunidade com espaços para oficinas de arte, anfiteatro, espaço para exposições, centro de produção de artesanato, gastronomia e museu. 

A intenção do Iphan é valorizar a história da cidade e da região por meio deste patrimônio, ampliando e democratizando o acesso da população à cultura e aos bens patrimoniais da ferrovia e da cidade de Ibiporã. Assim, o bem terá um destino compatível com seu valor cultural, contribuindo para a preservação da memória ferroviária e para o desenvolvimento da cultura e do turismo no Estado do Paraná.

Outras informações estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin