A gestão da obra de restauro é tema de oficina

O Iphan-RJ apresenta na próxima quinta-feira, 19 de agosto, a palestra, proferida pelo doutor em engenharia civil pela UFF, Jorge Campana, na 9ª edição das Oficinas de Preservação.

Este terceiro tema busca apresentar uma análise crítica do ciclo de um projeto de intervenção de restauro em edifícios históricos, em especial os financiados pelas leis de incentivos fiscais. Serão analisadas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção, abrangendo todos os produtos gerados ao longo do projeto. O estudo desenvolve ferramentas de monitoramento da qualidade e documentação do procedimento executivo do restauro de elementos de composição arquitetônica de diversas naturezas. Promove, também, a discussão da valorização e salvaguarda do patrimônio material e do imaterial inerentes à Arquitetura Tradicional Brasileira, com base nos conceitos de autenticidade, sustentabilidade, baixo consumo de energia e emissão de carbono zero em sua produção, custo baixo e independência tecnológica.

Palestras com o enfoque na preservação dos monumentos brasileiros acontecem todas as quintas-feiras, às 14 horas, durante os meses de agosto e setembro, no auditório da sede do Iphan, localizado na Av. Rio Branco, 46. Assim como nas edições anteriores, a entrada será gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Assessoria de Educação Patrimonial do Iphan-RJ, (21) 2233-6777, com Maria Rosa Correia. 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin