Patrimônio Virtual é tema de Oficina de Estudos da Preservação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) apresenta na próxima quinta-feira, 12 de agosto, a palestra “Patrimônio Virtual: Representação de aspectos culturais do espaço urbano”, proferida pelo Doutor em Urbanismo pela UFRJ Rodrigo Cury Paraizo em continuidade ao projeto Oficina de Estudos da Preservação

O objetivo dessa segunda é mostrar que, por ser frequentemente derivada da modelagem tridimensional da arquitetura, a representação do patrimônio em meios digitais acaba deixando de lado aspectos fundamentais do espaço patrimonial. O conceito de "patrimônio", diferenciado da "história", é aqui associado a espaços em que a ação do usuário deve ser inventada dentro de regras culturalmente aceitas. A maneira de se comportar diante de um objeto patrimonial, bem como as narrativas que o envolvem - e os próprios atos de transmissão dessas narrativas - são elementos essenciais para a percepção desses objetos. O exame de alguns exemplos de aplicativos, desde reconstruções virtuais a jogos eletrônicos, permite propor alternativas que levem em conta essas dinâmicas sócio-culturais.

Nesta 9ª edição, as palestras acontecem todas as quintas-feiras, às 14 horas, durante os meses de agosto e setembro, no auditório da sede do Iphan, localizado na Av. Rio Branco, 46. Assim como nas edições anteriores, a entrada será gratuita e o enfoque, a preservação dos monumentos brasileiros. Para mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Assessoria de Educação Patrimonial do Iphan-RJ, (21) 2233-6777, com Maria Rosa Correia. 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin