Iphan participa do 11° Festival da América do Sul em Corumbá

publicada em 29 de abril de 2014, às 11h21

 

O 11° Festival da América do Sul (FAS) vai acontecer entre os dias 30 de abril e 03 de maio em Corumbá, (MS) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai participar com o I Workshop de Viola-de-Cocho e Siriri. A intenção é proporcionar ao público do Festival e aos moradores das cidades de Corumbá e Ladário o contato com o modo de fazer da Viola-de-Cocho, registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro, e com o complexo musical e coreográfico do Cururu e do Siriri.

O FAS foi criado em 2004 para ser o maior encontro de tradições, etnias e culturas da América Latina. O objetivo principal é possibilitar intercâmbios culturais entre o Brasil e seus vizinhos da América do Sul, com a participação do Paraguai, Bolívia, Argentina, Uruguai, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia.

Desde a primeira edição, o Festival teve o seu reconhecimento nacional e internacional, entrando para o calendário dos grandes eventos culturais no Brasil devido ao seu compromisso com as formas de expressão das diversas áreas da cultura. Durante os dias de evento, a informação circula por meio de exposições e espetáculos, dando ao público a oportunidade de conhecer a produção artística do próprio País e dos outros.

Além de contribuir para o desenvolvimento do turismo regional, o evento incorpora o cenário de uma das principais regiões da história do interior do País - estabelecendo um elo entre a beleza do patrimônio histórico dos casarões à beira do Rio Paraguai e a produção artística contemporânea dos povos da América do Sul.

Outras informações sobre o I Workshop de Viola-de-Cocho e Siriri no Escritório Técnico do Iphan em Corumbá, que fica à Rua Manoel Cavassa S/Nº, Bairro Beira. Telefone (67) 3232-2701 e- mailescritorio.corumba@iphan.gov.br.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin