Educação patrimonial em Itaboraí é tema de oficina

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) apresenta quinta-feira, 23 de setembro, dentro da 9ª edição das Oficinas de Estudos da Preservação a palestra “Tenda da Memória - Itaboraí - Um Projeto de Educação para o Patrimônio no leste Fluminense”, ministrada pelo arquiteto Luiz Marcello Gomes Ribeiro, mestrando em artes pela Universidade Federal do Espírito Santo, que vem desenvolvendo pesquisa e dissertação sobre o barroco brasileiro, notadamente aquele desenvolvido no Recôncavo da Guanabara – RJ. Especializado em Qualidade e Gestão do Terceiro Setor pelo LATEC - Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negóc ios & Meio Ambiente/Centro Tecnológico UFF e extensão em Educação, Turismo e Cultura pelo LABOEP - Laboratório de Educação Patrimonial/Faculdade de Educação/UFF, trabalhou como profissional de arquitetura na condução de obras e projetos de restauração de importantes monumentos do patrimônio histórico brasileiro e também na gestão de projetos culturais e socioeducativos junto a iniciativas do terceiro setor.

A apresentação abordará as ações de educação patrimonial desenvolvidas na cidade de Itaboraí/RJ, patrocinadas pela UNESCO e pelo BID, com apoio do Programa Monumenta/Iphan, do Ministério da Cultura, tendo como público-alvo professores e alunos da rede pública municipal de ensino. O projeto focou suas ações na transmissão de conceitos básicos sobre educação para o patrimônio e identidade cultural, propondo uma reflexão junto aos participantes sobre a transversabilidade do tema e sua aplicabilidade em sala de aula para a formação da consciência de seus alunos sobre a responsabilidade para com o patrimônio, desenvolvimento humano e sua construção de cidadania.

Palestras com o enfoque na preservação dos monumentos brasileiros acontecem às quintas-feiras, às 14 horas, no auditório da sede do Iphan, localizado na Av. Rio Branco, 46, até o fim deste mês. Assim como nas edições anteriores, a entrada será gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Assessoria de Educação Patrimonial do Iphan/RJ, (21) 2233-6777, com Maria Rosa Correia.

Mais informações:
Tel. 21 2233-6334
Chico Cereto

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin