Alcântara, no Maranhão, recebe programa de Educação Patrimonial continuada

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Secretaria Municipal de Educação de Alcântara lançam, nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, às 15h30, o Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial em Alcântara, uma parceria entre o Iphan, a Universidade Federal do Maranhão e a Prefeitura de Alcântara. Segundo a superintendente Kátia Bogea, o programa dá continuidade às ações que o Iphan vem desenvolvendo desde agosto de 2007, com o projeto Educação Patrimonial nas salas de aula de Alcântara. 

Nesta etapa, a equipe de professores da UFMA formada por quatro doutores e seis mestres dos departamentos de Educação, Sociologia, Biblioteconomia e Artes irão capacitar professores da rede pública municipal para implantação na sala de aula do material didático produzido pelo Iphan. A intenção é implantar um ensino sistemático e continuo de Educação Patrimonial no município, envolvendo todo o ciclo do Ensino Fundamental II, divulgando práticas e instrumentos de conservação adotados pelo Iphan. Estão programadas atividades pedagógicas envolvendo diretamente o Patrimônio Cultura local. Em função das atividades contidas nos livros paradidáticos, a proposta é aumentar a participação da comunidade na programação escolar, preparando os alunos para debater e participar ativamente das ações ligadas à preservação do patrimônio cultural.

Passaram pelo curso de capacitação 90 professores de História, Geografia e Português que lecionam de 5ª a 8ª séries nas 22 escolas do município de Alcântara. Também passaram pelo curso técnicos das escolas envolvidas e da Secretaria Municipal de Educação que atuam diretamente no programa de Educação Patrimonial do Iphan. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin