Iphan participa de evento internacional de arqueologia na Amazônia

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Estado do Amazonas promovem de 12 a 18 de setembro o Segundo Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica – EIAA 2. O evento sediado em Manaus reunirá pesquisadores, estudantes e público em geral com interesse nas discussões sobre a arqueologia desenvolvida na região. Além de apoiar a iniciativa, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estará representado pela diretora do Centro Nacional de Arqueologia – CNA, Maria Clara Migliacio, e um grupo de técnicos atuantes em vários estados da Amazônia Legal, que participarão das mesas sobre arqueologia preventiva e gestão do patrimônio.

O principal objetivo do encontro é permitir o intercâmbio direto entre arqueólogos atuantes na bacia Amazônica. A programação está dividida em duas partes: uma dedicada às apresentações orais em simpósios e outra reservada às seções de pôsteres científicos. Além disso, serão organizadas exposições e visitas a sítios arqueológicos na área próxima a Manaus.

As informações sobre inscrições e a programação completa do evento, estão disponíveis no site http://www.eiaa2.com.br/.

A primeira versão do Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica – EIAA ocorreu em setembro de 2008, na cidade de Belém, no Pará, com a presença de pesquisadores de diferentes países que realizam trabalhos na região amazônica. O encontro foi uma oportunidade de promoção do diálogo e de aprofundamento sobre questões relevantes para o entendimento da ocupação pré-colonial na Amazônia. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin