I Fórum de Revitalização do Bairro Imperial de São Cristóvão

No dia 09 de setembro, o MAST irá sediar o I Fórum de Revitalização do Bairro Imperial de São Cristóvão. A expectativa é que as principais lideranças do bairro participem do evento.

No dia 09 de setembro, quinta-feira, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá sediar o I Fórum de Revitalização do Bairro Imperial de São Cristóvão. Com o objetivo de buscar alternativas junto ao poder público e iniciativa privada que possibilitem resgatar a importância histórica de São Cristóvão, o Fórum acontece no auditório do MAST, a partir das 15h30, e irá reunir as principais lideranças do bairro com diversas autoridades estaduais e municipais do estado do Rio de Janeiro. O evento, aberto ao público, será transmitido ao vivo pelo site do MAST (www.mast.br).

O I Fórum de Revitalização do Bairro Imperial de São Cristóvão contará com a presença dos Secretários Municipais de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, de Desenvolvimento Econômico e Solidário, Marcelo Henrique da Costa, do Secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, da Diretora de Operações do Metrô, Regina Amélia Costa Oliveira e do Sub-prefeito do Centro e Centro Histórico, Thiago Barcellos. A ideia é que durante o evento sejam estabelecidas metas que impulsionem a realização dos projetos de revitalização do bairro.

A reunião é uma iniciativa da Comissão de Revitalização do Bairro Imperial de São Cristóvão, criada em 2008, no âmbito da Câmara Comunitária do bairro, e conta com a participação de representantes de diversas instituições e empresas localizadas em São Cristóvão, entre elas, o MAST, a Câmara Comunitária, o Museu Nacional, o Museu do Primeiro Reinado, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão), o Museu Militar Conde de Linhares, o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG), a Construtora CONCAL, o Clube de Regatas Vasco da Gama, o 1º Batalhão de Guardas, o Colégio Brasileiro de São Cristóvão e o Supremo Conselho do Brasil do Grau 33.

Bairro Imperial de São Cristóvão
Em 2007, graças a sua história, passou a ser chamado de Bairro Imperial de São Cristóvão, já que em 1810 a Família Real Portuguesa adotou o paço da Quinta Boa Vista como sua residência oficial. A partir daí, diversos setores da nobreza do país passaram a residir no local. Na viagem que declararia a Independência do Brasil, D. Pedro I partiu do Largo da Cancela, localizado em frente à Quinta da Boa Vista. Seu herdeiro, o futuro imperador D. Pedro II nasceu e cresceu no bairro, onde governou o Brasil por quase meio século.

Hoje, o bairro possui diversas instituições científico-culturais de importância histórica, como o MAST, o Museu do Primeiro Reinado, o Museu Militar Conde de Linhares, além da Quinta da Boa Vista, onde estão localizados o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional. Ainda situado no bairro, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas é uma das atrações mais visitadas de São Cristóvão.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin