Encontro Pró-Capoeira das regiões Norte e Centro Oeste será realizado em Brasília

A série de Encontros Pró-Capoeira chega à terceira e última etapa regional em Brasília. O evento dedicado ao público do Centro Oeste e Norte do país acontece depois da participação de representantes do Nordeste em Recife (8 a 10 de setembro) e do Sul e Sudeste no Rio de Janeiro (27 a 29 de outubro).

A iniciativa organizada pelo Grupo de Trabalho Pró-Capoeira tem como objetivo a sistematização de demandas e de propostas de ações para o Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira. Para cumprir essa finalidade, os encontros mobilizam pessoas e instituições representativas do universo da capoeira.

Além de mesas técnicas sobre políticas públicas e programas e ações que envolvem a capoeira, o evento em Brasília terá grupos de trabalho que abordarão o tema no campo da educação, do esporte e do lazer. Também estará em pauta a valorização das identidades e da diversidade dessa manifestação cultural, bem como a sua profissionalização, sua organização social e sua internacionalização. Por fim, ainda serã discutidas políticas de desenvolvimento sustentável e de fomento.

O Grupo de Trabalho Pró-Capoeira é coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É formado por representantes da Fundação Palmares e das Secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural e de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Sua atribuição é estruturar as bases do Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira. 

Uma das prioridades do trabalho é estabelecer uma política para a manifestação cultural, através de ações de reconhecimento e incentivo à sua prática, a exemplo de experiências como o edital Capoeira Viva e os Pontos de Cultura que são voltados para essa manifestação cultural em vários estados brasileiros.

As inscrições para o Encontro Pró-Capoeira em Brasília são gratuitas. Os participantes que ainda não receberam sua confirmação, por e-mail, poderão se credenciar no dia 3, das 8 às 15 horas, no local do evento, assim como os observadores.

Bem Cultural Imaterial do Brasil
A Roda de Capoeira foi registrada pelo Iphan no livro das Formas de Expressão em 2008. Profundamente ritualizada, congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. 

No mesmo ano, o Ofício dos Mestres foi registrado no Livro dos Saberes. Esse ofício é exercido pelos detentores dos conhecimentos tradicionais desta manifestação, responsáveis pela transmissão oral das suas práticas, rituais e herança cultural.

Programação
Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio
Via W5, SGAS,  902,  Bloco C, Brasília,  DF

3 de novembro
8h00 às 15h00
Credenciamento e Inscrições para observadores
15h00
Abertura
Mesa Institucional
(Presença de Autoridades federais, estaduais e distritais)
16h00 às 16h30
Intervalo - Lanche
16h30 às 18h00
Mesa Técnica Grupo de Trabalho Pró-Capoeira - Ministério da Cultura

4 de novembro
08h30 às 12h00
Mesa Técnica sobre Políticas Públicas, Programase Ações que envolvem a Capoeira
14h00 às 18h00
Grupos de Trabalho:
Capoeira e Educação
Capoeira e Políticas de Desenvolvimento Sustentável
Capoeira e Políticas de Fomento
Capoeira, Identidades e Diversidade
Capoeira, Profissionalização, Organização Social e Internacionalização

5 de novembro
8h30 às 12h00 horas
Grupos de Trabalho
14h00 às 17h00
Apresentação dos Resultados dos Grupos de Trabalho
17h00 às 18h00
Mesa de Encerramento
Representantes governamentais

Informações para o participante: 
E-mail: salvaguarda@iphan.gov.br
Tel: 0 61 2024-6138 / 6195

Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br 
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
www.iphan.gov.br | www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin