4º Seminário Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Séc. XXI

Seminário integra comemorações de 30 anos de elevação de Ouro Preto à cidade Patrimônio Cultural da Humanidade e promete semana intensa com discussões, debates e minicursos na área da conservação e restauração do patrimônio cultural.

Acontece essa semana, até o dia 22 de outubro, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, o 4º Seminário Patrimônio Cultural: conservação e restauração no século XXI – 2ª Edição Internacional, uma realização da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O evento, que propõe um intercâmbio técnico e intelectual com Portugal, é considerado um dos mais importantes fóruns de discussões do país sobre a preservação e restauração de bens culturais, e integra as comemorações de 30 anos de elevação da cidade de Ouro Preto a patrimônio cultural da humanidade. O seminário tem o apoio da Fapemig, Coral, IFMG campus Ouro Preto e Departamento de Museologia da Ufop. 

Em 2010 o seminário aborda problemas e possibilidades da conservação e restauração do patrimônio cultural, envolvendo bens materiais e imateriais. Ana Pacheco, presidente da FAOP, destaca as ações previstas para a 4º Seminário Patrimônio Cultural. “Neste ano, o seminário apresenta debates, minicursos e palestras com profissionais que têm trabalhos nacional e internacionalmente reconhecidos na área de conservação e restauração, possíveis por meio de parcerias com entidades comprometidas com o patrimônio cultural, consolidando o evento como locus privilegiado do pensar, do ensinar e do fazer conservação e restauração no século 21”, analisa. 

Rafael Arrelaro, chefe do escritório técnico do Iphan Ouro Preto, aponta que a possibilidade de comemorar os 30 anos de elevação da cidade a patrimônio cultural da humanidade com um privilegiado de discussões, é uma oportunidade muito especial para o Iphan. “Pretendemos promover, através dos vários momentos que compõe o seminário, uma visão mais abrangente e complexa da força motriz que se faz necessária para a manutenção de tal reconhecimento”, afirma. 

O Pensar, O Ensinar e O Fazer 
Eixo condutor do seminário, procura abordar aspectos que permeiam a conservação e restauração do patrimônio cultural no século XXI, tratando de aspectos teórico-conceituais, cujas abordagens alcançam valores e referências de amplo espectro sensorial. 

O objetivo é fomentar reflexões sobre as teorias e critérios da conservação e restauração; o ensino, a formação profissional e o compartilhamento de experiências, a partir da reunião dos diversos agentes que atuam na área.

Profissionais
As palestras, os debates e os minicursos, serão ministrados por profissionais respeitados no Brasil e no mundo, com vasta experiência no campo da conservação e restauração do patrimônio cultural. Têm presença confirmada o professor e conferencista português, com palestras em várias Universidades internacionais Antônio Pinto Ribeiro; o professor da Universidade Católica do Porto Vitor Teixeira; a Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil Jurema Machado, o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Dr. Luiz Fernando de Almeida e o Prof. Doutor Antônio Gilberto Ramos da Universidade Federal do Ceará.

Palestras Abertura e Encerramento
Ministradas por profissionais de relevância internacional, tem por objetivo levantar e trabalhar questões gerais sobre preservação, memória e cultura.

Mesas de Debate 
Momento onde serão enfocados aspectos teórico-conceituais sobre a conservação e a restauração de bens culturais, reflexões sobre a formação e regulamentação profissional e troca de experiências contemporâneas de conservação e restauração de acervos. Cada sessão abordará um eixo temático relacionado à conservação e restauração do patrimônio:
Mesa 1 - Caminhos da Preservação Cultural no Brasil
Coordenadora: Ms. Cristina Simão – Diretora de Graduação|IFMG 
Palestrantes:
Dra. Silvana Rubino -  Historiadora|UNICAMP
Jurema Machado – Arquiteta Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil

Mesa 2 – Desafios para a formação profissional em patrimônio cultural
Coordenador: Dr.Luiz Souza – Diretor da Escola de Belas Artes|UFMG
Palestrantes:
Dr. Vitor Teixeira – Universidade Católica do Porto
Ms. Juca Villaschi – Prof. UFOP e doutorando em Geografia Humana|USP

Mesa 3 - Experiências: Ações de Conservação e Restauração
Coordenador: Dr. Luiz Fernando de Almeida – Presidente do Iphan
Palestrantes:
Dra. Maria de Fátima Bento Ribeiro e Alan Melo – Centro Interpretação do Pampa/UNIPAMPA – RS  
Salma Saddi Waress de Paiva – Iphan|Goiás 

Minicursos: Processos e Técnicas de Conservação e Restauração 
Oferecidos por profissionais experts das áreas de conservação e restauração, abertos às inscrições dos interessados, respeitando o número de 20 vagas por mini-curso, com os seguintes temas:
Iconografia e Estética na Escultura (do Gótico ao Barroco): formas, composição, expressão e sentido 
Conservação e Restauração de Tecidos 
Análise e Diagnóstico da Escultura 
Restauração de Pintura de Cavalete
Conservação em Museus de Arte Contemporânea
Pigmentos e Tintas

Workshop
Direcionado à instituições convidadas, o workshop “Patrimônio e Cultura Contemporânea”, com o professor, pesquisador e conferencista Antônio Pinto Ribeiro visa discutir as possibilidades de preservação do patrimônio cultural em harmonia com as formas de vida contemporânea como o fenômeno da globalização, novas mídias, aceleração do tempo e mobilidade urbana. 

Público-alvo  
São 130 vagas destinadas a profissionais, gestores culturais, professores, estudantes e pessoas interessadas nos processos de conservação e restauração do patrimônio cultural material e imaterial. 

Inscrições 
As inscrições para a 4º Edição do Seminário Patrimônio Cultural, bem como a programação oficial, poderão ser acessadas através do site da FAOP pelo endereço www.faop.mg.gov.br. 

Serviço:
4º Seminário Patrimônio Cultural: conservação e restauração no séc. XXI e 2ª Edição Internacional – Inscrições Abertas – 130 vagas
Data:
entre os dias 18 e 22 de outubro de 2010
Inscrições: pelo site www.faop.mg.gov.br 
Local: Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP – Casa Bernardo Guimarães – Rua Irmãos Kennedy, 601, Cabeças. 

Mais Informações: 
Assessoria de Comunicação FAOP

31 3551–2014
assessoriadecomunicacao@faop.mg.gov.br 

Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br 
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
www.iphan.gov.br  |  www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin