Iphan divulga resultado do edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou o resultado do Edital 2010 do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI), aberto este ano com a finalidade de apoiar e fomentar ações de salvaguarda.

A Comissão Especial de Seleção decidiu pela habilitação dos seguintes projetos para a segunda fase do edital:
1. Culturas de Fibra – Associação Artístico Cultural Nossa Gente Nhadeva (RJ) 
2. Memória e História da Casa de Oxumarê: Tradição Ancestral e Saber Preservado – Associação Cultural e Religiosa São Salvador Ilê Axé Oxumaré (BA) 
3. Preservação dos Processos Culturais Significativos para a Sociedade Sebastianense – Prefeitura Municipal de São Sebastião (SP) 
4. Eg Rá – Nossas Marcas – Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (DF)
5. Quero Ver Pegar – Associação Civil Capoeira Cidadã (RJ) 
6. Livro Vivo – Associação Filmes de Quintal (MG) 
7. Patrimônio Imaterial – Mapeamento e Difusão – Centro de Documentação e Comunicação Popular (RN) 
8. O Museu que há em nós: pesquisa/mapeamento dos saberes, modos de fazer, formas de expressão, festas, rituais, celebrações, lugares e espaços de importância coletiva para a comunidade do Horto em Juazeiro do Norte (CE).

Outros quatro projetos foram aprovados fora do limite orçamentário e estão no banco de projetos do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan. Desse modo, ainda poderão ser chamados para o processo de conveniamento até o dia 1 de dezembro de 2010, de acordo com a ordem abaixo estabelecida:
1. Guia de Alfabetização em Língua Materna para Professores Kaingang – Kamuri Núcleo de Cultura, Educação, Etnodesenvolvimento e Ação Ambiental (SP)
2. Memórias quilombolas Kalunga em romaria no Vão das Almas (Cavalcanti/GO) – Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, Universidade de Brasília
3. Formação Popular para Mapeamento, Documentação e Valorização do Patrimônio Imaterial da Chapada do Araripe – Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Kariri (CE)
4. Revivendo e Aprendendo o Saber dos Blocos Tradicionais do Maranhão – Fundação Sousândrade Universidade Federal do Maranhão

Leia aqui a publicação completa do resultado do edital.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin