Ouro Preto ganha moeda comemorativa pelos 300 anos de fundação

A cidade mineira de Ouro Preto, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, recebe mais uma homenagem nos 30 anos de aniversário da conquista do título de Patrimônio Mundial concedido pela UNESCO. A partir de 2011, uma moeda comemorativa de R$ 5 vai lembrar os 300 anos de fundação de Ouro Preto. A medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que deverá lançar 2 mil peças em meados do próximo ano. Como é uma moeda comemorativa, não será usada em transações normais de compra e venda e serve apenas para colecionar.

No anverso da moeda (coroa), há uma composição representando a arquitetura da cidade, com seu casario e igrejas, destacando-se a igreja de São Francisco de Assis, ao centro, e Nossa Senhora das Mercês e Perdões, à esquerda. Esta face tem ainda a inscrição Patrimônio da Humanidade UNESCO. Por sua vez, no reverso (cara), há um conjunto de três anjos e volutas, um tipo de ornamento em forma de espiral tipicamente barroco, ambos retirados do medalhão da fachada da igreja de São Francisco de Assis.

A moeda de Ouro Preto faz parte da série numismática Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil que contemplará ainda outras cinco cidades e centros históricos brasileiros com o título da UNESCO: São Luís - MA, Diamantina - MG, Salvador - BA, Olinda – PE e Cidade de Goiás - GO.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin