Iphan recepciona novos servidores concursados

Os novos servidores que passaram a fazer parte do quadro efetivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a partir do Concurso para Provimento de Cargos Iphan/2009 estarão reunidos em Brasília, entre os dias 1º e 3 de dezembro, no Hotel St. Peter - Setor Hoteleiro Sul Quadra 02 Bloco D – Brasília-DF -, participando do Programa de Ambientação dos Novos Servidores. São cerca de 110 novos colaboradores que serão recepcionados pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. A abertura do encontro, no dia 1º às 8h30, será com o filme Sou jovem, meu patrimônio é o mundo, produzido pelos jovens do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia participantes do Fórum Juvenil de Patrimônio Mundial, em julho de 2010. A produção relata os 10 dias que o grupo trabalhou o tema do patrimônio cultural, visitando as cidades de Foz do Iguaçu – PR, São Miguel das Missões – RS, Goiás – GO e Brasília – DF, onde estão alguns dos bens considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

Para o presidente do Iphan, o Programa de Ambientação dos Novos Servidores é importante porque, além do congraçamento, “é a uma oportunidade de debater o tema cultura e patrimônio e conhecer um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Iphan, que hoje tem representação em todos os estados do país com ações voltadas não só para a preservação, mas também para a valorização do patrimônio cultural e sua integração com a sociedade”, ressalta Luiz Fernando de Almeida. Nos últimos anos, o Iphan atua em todo o território nacional com um novo conceito sobre a gestão do patrimônio, buscando a transversalidade das ações, integrando os agentes do patrimônio cultural das três esferas de governo e da sociedade civil organizada. Com este novo conceito, o patrimônio cultural brasileiro não fica restrito ao período colonial, por exemplo, mas abrange todos os bens que são referência na formação social e cultural do país. 

As atividades previstas para os três dias de trabalho com os novos servidores estão programadas em forma de palestras e mesas redondas com a presença dos diretores do Iphan Dalmo Vieira Filho, do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização – Depam, Márcia Sant’Anna, do Departamento de Patrimônio Imaterial – DPI, Márcia Rollemberg, do Departamento de Articulação e Fomento – DAF, e Maria Emília Nascimento Santos, do Departamento de Planejamento e Administração, do Procurador Geral do Iphan Antônio Fernando Alves Néri, além de convidados como a consultora do Instituto de Tecnologia e Gestão – INTG, Tânia Bacelar, dos conselheiros do Patrimônio Cultural, Luiz Phelipe Andrès e Maria Cecília Londres, do Gerente de Divisão da 6ª Secretaria de Controle Interno do TCU, Sérgio Ricardo Mendonça Salustiano, do Secretário-Executivo da Controladoria-Geral da União – CGU, Luiz Augusto Fraga Navarro de Brito Filho, e do Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Francisco Gaetani. 

Também participam do encontro coordenadores do Iphan discutindo temas como o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, PAC Cidades Históricas, fiscalização, entre outros. A tarde do dia 3 de dezembro está destinada à reunião entre os profissionais com diretores e coordenadores e a apresentação consolidada das expectativas dos novos servidores sobre o Iphan. 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Iphan 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br 
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
(61) 2024-5449 / 2024-5459
www.iphan.gov.br / www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin