Cidades com sítios históricos recebem audiências públicas no Ceará

A Superintendência do Iphan no Ceará realiza, nos dias 6 e 7 de dezembro, um ciclo de audiências públicas nas quatro cidades do estado com sítios históricos tombados em âmbito federal. Na primeira data, Aracati e Viçosa do Ceará sediam seus encontros, e no dia seguinte será a vez de Icó e Sobral. 

As audiências são uma oportunidade para o Iphan debater com a população local de cada cidade as ações da política de preservação promovida pelo órgão e seus parceiros. Organizadas pela Superintendência no Ceará com o apoio das prefeituras, as sessões visam manter aberto o diálogo necessário ao bom andamento das ações e a difusão de temas relacionados à política de gestão do patrimônio cultural. 

Durante as audiências, serão abordados os seguintes assuntos: 
1. Resultados e informações acerca de ações em curso promovidas pelo Iphan e instituições parceiras em cada município: 
-- Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC – Dramas do Litoral Leste do Estado Ceará, em Aracati; 
-- Trabalho de Preservação do Fundo Documental do Cartório de 1º Ofício, em Icó; 
-- Projeto de Internalização da Rede Elétrica, Lógica e Telefônica do Sítio Histórico, em Sobral; 
-- Projeto de Restauro do Teatro Pedro II, em Viçosa do Ceará. 

2. Informações sobre os novos procedimentos de fiscalização do patrimônio construído, sob proteção do Iphan, os quais se encontram em fase de implementação, conforme Portaria 187/2010.

3. Informações acerca do convênio assinado pelo Iphan e o Banco do Nordeste do Brasil, destinado ao financiamento de intervenções em imóveis privados. 

O público preferencial das audiências são os moradores dos sítios históricos e representantes de instituições afeitas à gestão do patrimônio cultural, como as secretarias municipais de cultura e de infraestrutura, câmaras de vereadores, conselhos municipais de cultura e o Ministério Público. 

Mais informações: 
Superintendência do Iphan no Ceará 
Erick Mendes ou Luciene 
Tel: (85) 3221-6360 
E-mail: iphan-ce@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin