Santa Maria Madalena na Oficina de Estudos da Preservação do Iphan (RJ)

A construção de um olhar sobre o patrimônio na cidade de Santa Maria Madalena será tema de palestra da Oficina de Estudos da Preservação, na próxima quinta-feira, 18 de novembro, às 14 horas, no auditório do Iphan-RJ. Serão apresentados três trabalhos sobre o patrimônio cultural da cidade: um vídeo, um almanaque e um jogo educativo produzidos por estudantes da Universidade Federal Fluminense. O primeiro trabalho retrata a visão da Sociedade Civil local sobre a cidade e os dois outros são propostas de Educação Patrimonial, todos realizados a partir de pesquisas históricas e consultas à comunidade.

O centro histórico da cidade de Santa Maria Madalena possui um conjunto urbano característico de meados do século XIX e início do século XX, quando a cidade viveu seu período áureo dinamizada pelo ciclo do café. Emoldurado pelas montanhas, esse sítio patrimonial alia valor paisagístico ao seu conjunto urbano. Ciente da necessidade de se proteger tal patrimônio, o Iphan iniciou um levantamento prévio do centro histórico local. Preocupados com a vulnerabilidade desse patrimônio, professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFF realizaram uma viagem de estudos à cidade, que gerou um conjunto de trabalhos tendo o patrimônio como eixo temático principal.

Palestras com o enfoque na preservação do patrimônio cultural brasileiro acontecem sempre às quintas-feiras, no auditório da sede do Iphan-RJ, localizado na Av. Rio Branco, 46, até o fim deste mês. Assim como nas edições anteriores, a entrada será gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Assessoria de Educação Patrimonial do Iphan-RJ, (21) 2233-6777, com Maria Rosa Correia. 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin