Balaio do Patrimônio - Trilha do Cariri, em Monteiro, na Paraíba

Em sua segunda edição, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB) promove o Balaio do Patrimônio Cultural. Este ano o evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Monteiro.

Nos próximos dias 18 e 19 de novembro a cidade de Monteiro, na Paraíba, será a sede do encontro Balaio do Patrimônio – Trilha do Cariri. A estrutura será montada ao lado da Loca de Zabé, no Assentamento Santa Catarina. Considerada como a Rainha do Pife, Zabé da Loca, como é conhecida, é um patrimônio vivo da cultura popular. Artista local de 85 anos, é tocadora de pífano de renome nacional. Por quase três décadas viveu embrenhada numa loca de pedra, de onde surgiu seu curioso nome artístico.

O Balaio do Patrimônio é um encontro anual promovido pela Superintendência do Iphan na Paraíba e tem a finalidade de divulgar, junto às prefeituras municipais e à sociedade, as ações e políticas do governo federal voltadas para o patrimônio cultural. Em 2009, a primeira edição do evento foi realizada na cidade de Nazarezinho, abrangendo a região do sertão. A cada edição, o Balaio do Patrimônio ocorre em diferentes regiões do Estado, buscando promover o diálogo entre o Iphan e as cidades paraibanas.

O encontro em Monteiro terá a participação dos municípios do cariri paraibano. As mesas redondas proporcionarão esclarecimentos sobre experiências relativas ao Patrimônio Imaterial, aos Pontos de Cultura em Sítios Históricos e às Casas do Patrimônio na Paraíba. Também serão abordadas as diferentes áreas de atuação da política cultural brasileira, como ações do patrimônio material, patrimônio arqueológico e paleontológico e novos conceitos de paisagem cultural. As prefeituras e gestores culturais do Cariri também terão oportunidade de compartilhar experiências e dificuldades em trabalhar com o patrimônio em seus municípios, e poderão ainda debater com a equipe do Iphan e convidados sobre as possibilidades de ações em conjunto para a preservação e valorização do nosso patrimônio cultural.

O evento contará, ainda, com uma rica programação cultural. No final de cada dia, serão realizadas apresentações com a participação de Zabé da Loca, Grupo de Pifeiros Mirins, Grupo de Mazurca de Monteiro e artistas de outras cidades do cariri paraibano.

Confirme a sua participação:
Iphan-PB    83 3241 2896    83 3241 2959
iphan-pb@iphan.gov.br
emanuel.braga@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin