Iphan promove oficina Sentidos Urbanos em Iguape (SP)

Projeto desenvolve roteiros sensoriais de visitação do centro histórico 

Começa hoje (8/11), em Iguape-SP, a oficina Sentidos Urbanos. O projeto irá capacitar guias turísticos da cidade a realizar roteiros inusitados pelo centro histórico. Às 18h30, a Casa do Patrimônio vai trazer os convidados professor Juca Villaschi, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e a historiadora Simone Monteiro, do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Ouro Preto (MG), para realizar a oficina. 

O projeto Sentidos Urbanos leva a comunidade a sentir literalmente o patrimônio durante visitas ao centro histórico. A proposta é explorar os sentidos do corpo humano – audição, visão, olfato e tato – como meio de perfazer caminhos cotidianos de forma inusitada. Parte do roteiro é realizada de pés descalços, parte de olhos vendados ou de ouvidos tapados. Também faz-se uso de espelhos, para ver novos ângulos, e frutas. 
Os roteiros sensoriais ampliam a percepção dos ambientes, transformando espaços indiferenciados em lugares onde as pessoas se reconheçam, construindo valores necessários à preservação do patrimônio cultural. Uma verdadeira experiência sinestésica.

A palestra de apresentação do projeto é aberta à população. A oficina será ministrada a uma turma de alunos da Escola Técnica de Turismo de Iguape. Os guias que se propuserem a manter o projeto em Iguape receberão uma bolsa da Prefeitura.

Serviço:
Oficina Sentidos Urbanos (30h)
1º módulo:
8, 9 e 10 de novembro de 2010.
2º módulo: 6, 7 e 8 de dezembro de 2010.
Local: Casa do Patrimônio Vale do Ribeira - Rua XV de Novembro, 218, Centro Histórico - Iguape (SP)
Tel.: 13.3841.5503
casadopatrimoniovaledoribeira.wordpress.com

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 / 2024-5459
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin